ANCP participou de Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás sobre Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
22 de maio de 2018

ANCP participou de Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás sobre Cuidados Paliativos

Esta semana a Assembleia Legislativa de Goiás realizou Audiência Pública para debater sobre Cuidados Paliativos, que desde 2017, tem a Lei a Estadual nº 19.723/17, que institui a Política Estadual de Cuidados Paliativos, e visa estimular esse atendimento nos hospitais públicos estaduais, para proporcionar dignidade e conforto aos doentes e aos familiares. Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) esteve presente representada pela médica Erika Aguiar Lara Pereira. E o deputado estadual Dr. Helio de Sousa, titular da Comissão de Saúde e Promoção Social, representou a Assembleia Legislativa presidindo a audiência.

Também participaram os representantes dos serviços de Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Rassi (HGG), Dra. Ana Maria Porto, que teve importante papel na articulação e desenvolvimento do texto do projeto de lei que hoje guia a Política Estadual de Cuidados Paliativos; do Hospital Araújo Jorge (ACCG), Dr. Antônio Teles; o presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo (Crer-GO), Dr. Fernando de Paula; e do SAD de Aparecida de Goiânia, psicóloga Patrícia Rigoni.


Na ocasião, cada participante relatou sua experiência e o trabalho realizado por suas equipes de paliativistas. Falando pela ANCP, Erika Lara explicou do que se trata o tema e lamentou o fato de menos de 1% dos hospitais brasileiros oferecerem esses cuidados a seus pacientes. Apresentou dados que mostram os Cuidados Paliativos como uma tendência mundial, resultado da curva de inversão epidemiológica e demográfica. Segundo Érika Lara “paliar” não é desistir do paciente, e sim proporcioná-lo dignidade diante da dor e do sofrimento. “Nunca vivemos tanto, vamos viver cada vez mais, e todos vamos morrer. Quando morrermos, tomara que a morte nos seja generosa”, explicou Érika Lara.

Após as apresentações, o presidente convidou os espectadores a participar expondo suas dúvidas e reflexões. Helio de Sousa encerrou a reunião agradecendo os presentes e dizendo que espera que os Cuidados Paliativos recebam cada vez mais atenção, para maior humanização do tratamento.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg