ASCO atualiza diretriz sobre atuação de equipe de Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
8 de junho de 2017

ASCO atualiza diretriz sobre atuação de equipe de Cuidados Paliativos

O médico André Filipe Junqueira dos Santos, vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e a médica Jurema Telles de Oliveira Lima, membro da ANCP, estiveram acompanhando a Reunião Anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO 2017) e selecionaram os principais destaques apresentados sobre Cuidados Paliativos.

ASCO 2017 Annual Meeting Photo by © ASCO/Danny Morton 2017

ASCO 2017 Annual Meeting Photo by © ASCO/Danny Morton 2017

Durante sessão educacional, com objetivo de fornecer recomendações atualizadas, a ASCO atualizou a Opinião Clínica Provisória (PCO) de 2012, sobre a integração de Cuidados Paliativos no atendimento de pacientes com diagnóstico de câncer. A atualização representa as mudanças nas evidencias sobre a prestação destes cuidados para pacientes com câncer e seus familiares. A recomendação apresentada é a de consultar a equipe paliativista no máximo até oito semanas após o diagnóstico de câncer avançado, recebendo o atendimento adequado, simultaneamente ao inicio do tratamento.

 

Em uma plenária da ASCO, onde são apresentados os trabalhos mais relevantes, foi apresentado um trabalho que teve como objetivo analisar o impacto de avaliação pró-ativa de sintomas de pacientes oncológicos. O estudo acompanhou durante sete anos 766 pacientes. Esses pacientes eram abordados por e-mail semanalmente para abordar sobre seus sintomas, com um software especifico. O grupo que recebeu esses alertas apresentou aumento de 31% no relato de qualidade de vida, diminuição de 7% de visitas a prontos socorros e um aumento médio de sobrevida de cinco meses (31,2 meses vs 26,0 do grupo controle).

 

A conclusão principal que levou a ASCO a adotar essa recomendação é que a maioria dos oncologistas requisita a presença da equipe de Cuidados Paliativos tardiamente, algumas vezes no ultimo mês de vida, além de observar que os pacientes que receberam o atendimento previamente, tiveram um custo mais baixo para o sistema de saúde. Outro ponto destacado é que um time multidisciplinar de Paliativistas é a melhor opção, pois muitos oncologistas não estão preparados para realizar o atendimento necessário.

 

Também durante a ASCO um total de 253 artigos sobre Cuidados Paliativos foram aprovados, além de outros temas relacionados ao alivio da dor com 200 artigos, entre eles sobre o uso de Opióides no cuidado do câncer.

 

A Reunião Anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO 2017), aconteceu em Chicago (EUA), de 02 a 06 de junho.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg