Ator Gabriel Byrne apoia os Cuidados Paliativos como Direito Humano

Lives e Webnars ANCP
calendar
14 de outubro de 2008

Ator Gabriel Byrne apoia os Cuidados Paliativos como Direito Humano

Mais de 70 países comemoraram o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, no útlimo sábado, 11 de outubro. Este dia também contou com o apoio do ator de Hollywood, Gabriel Byrne.

Os eventos ajudaram a divulgar e angariar fundos para a causa dos Cuidados Paliativos no mundo todo. Muitos países ainda têm pouco conhecimento da área e, mesmo no Brasil, os serviços existentes ainda são poucos. Segundo o site do WorldDay, o principal objetivo da comemoração deste ano foi o de enfatizar a mensagem de que o acesso a Cuidados Paliativos seja considerado um direito humano.

O ator irlandês, Gabriel Byrne, de filmes como Stigmata e Os Suspeitos, apoiou pessoalmente a campanha deste ano. O ator explicou suas razões:

Os Cuidados Paliativos propiciam uma forma única de atendimento para as famílias e para os pacientes que estão com uma doença crônica, cujo foco mudou do tratamento que busca a cura para a busca pela melhor qualidade de vida possível. Cuidados Paliativos visam as necessidades físicas, emocionais e espirituais dos pacientes e de suas famílias. Cada homem, mulher ou criança que vive com uma doença terminal tem direito à assistência que permita a eles viver com dignidade. Mas, a cada ano, milhões de pessoas no mundo sofrem muita dor desnecessariamente. Elas são sabem ou não podem ter acesso ao cuidado de que precisam. Isto precisa mudar. Eu apelo ao público para apoiar seu serviço local de Cuidados Paliativos e, aos políticos, que invistam em Cuidados Paliativos e assegurem que este serviço vital esteja disponível a todos – não importa quem são, quais suas posses, diagnóstico ou onde vivem. Ninguém em nosso mundo deveria morrer com dor ou em condições indignas.”

No dia 11 de outubro de 2005 aconteceu o primeiro World Hospice and Palliative Care Day, com mais de 1.000 eventos em 74 países. Foi lançado pela Princesa Anne, da família real inglesa, e pelo Arcebispo Desmond Tuto, que o descreveu como “um importante evento global”. Em 2006, o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, e o cantor inglês Elton John, expressaram seu apoio e, em 2007, a atriz inglesa e ganhadora do Oscar, Judi Dench, foi a voz da campanha.

Este ano, pela primeira vez, O Dia Mundial de Cuidados Paliativos lançou uma nova campanha que visa juntar experiências de pessoas que vivem a experiência de cuidar de um paciente com uma doença terminal ou ser este paciente e que pode ou não ter a disposição um serviço de Cuidados paliativos.  Qualquer pessoa pode postar uma história no site do www.worldday.org.

Fonte: www.worldday.org.

Brasil

Aqui no Brasil, aconteceram muitos eventos no sábado em diversos lugares do país, muitos contaram com o apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Alguns deles: na UNICAMP, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CAISM anunciou a oficialização do Programa de Cuidados Paliativos na instituição em duas áreas: oncologia e neonatologia, em parceria com a ANCP. Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar PIDI/ UFPel/FAU e a Liga de Oncologia /FAMED/UFPel realizaram evento para a população. A FMUSP e o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, realizaram worshops e palestras.

Caso você queira reportar o seu evento e publicá-lo aqui no site, envie um breve descritivo para contato@paliativo.org.br ou, alternativamente, deixe seu comentário no post do blog oficial da ANCP: www.cuidadospaliativos.wordpress.com. Caso você tenha vídeos e queira mostrá-los, também pode enviar para nós. Eles serão hospedados na TV ANCP: www.youtube.com/tvancp.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg