Comemorações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos tomam conta do mês

Lives e Webnars ANCP
calendar
23 de outubro de 2017

Comemorações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos tomam conta do mês

Em todo país o Dia Mundial de Cuidados Paliativos continua a ser celebrado em diversas instituições, tornando outubro o mês dos Cuidados Paliativos. As equipes de paliativistas se organizaram e comemoraram com a realização de várias  atividades.

 

Na região Nordeste, na capital Paraibana, entre os dias 16 e 20/10, o Hospital Padre Zé (Unipê), promoveu a Semana de Cuidados Paliativos. Durante todos os dias foram realizadas atividades como palestras, cãoterapia, Cine Saúde e Missa.

 

Já na região Sudeste, no Auditório do CREMERJ localizado na cidade do Rio de Janeiro, dia 14/10, a Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, realizou o I Fórum da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos com o tema ”Conflitos Éticos no Fim da Vida”.

 

Na capital paulista, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, dedicou o dia 18/10 à comemoração a data, com a realização de diversas atividades incluindo Medicina Integrativa, com a prática e qi-gong com os colaboradores da instituição, palestra com o tema “Cuidados Paliativos no Hospital. Porque devemos falar sobre isso”, a leitura de texto sobre a filosofia dos cuidados paliativos e finalizando com a prática de Yoga ao ar livre no bosque do hospital.

 

Também na capital carioca, no dia 19/10, a Universidade Federal do Rio de Janeiro promoveu o I Seminário de Extensão: Comunicação de Más Notícias em Cuidados Paliativos, realizado no Auditório principal do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA).

 

E na região Sul, na cidade gaúcha de Pelotas, entre os dias 14 e 21/10, a Universidade Federal de Pelotas, sob a temática “Cuidados Paliativos como um direito humano” realizou uma série de ações em diversos pontos da cidade voltadas para comunidade local, incluindo atividades artísticas, palestras workshops, passeio lúdico e integrativo nos Museus da Colônia de Pelotas e panfletagem sobre o tema em feira próxima à Unidade Cuidativa. E no dia 19/10 promoveu o lançamento da Frente Mista em Defesa do Centro Regional dos Cuidados Paliativos da UFPEL e  apresentação do projeto de Lei em construção na assembleia legislativa para regulamentação dos Cuidados Paliativos no âmbito das políticas públicas de saúde do Rio Grande do Sul.

 

Em Passo Fundo, no dia 17/10, o Grupo Consultor de Cuidados Paliativos (GCCP) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), realizou no Auditório da Medicina da UPF, mesa redonda sobre o tema “Você está preparado para a morte de seu paciente?”

 

E no Paraná, no Auditório do Hospital de Câncer de Londrina, no dia 19/10, o Grupo Interinstitucional em Cuidados Paliativos de Londrina, promoveu, com objetivo de compartilhar experiências, reunião com representantes de diferentes serviços e comissões de Cuidados Paliativos da região.

 

Todos os anos, no segundo sábado de outubro, é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, sendo a iniciativa encabeçada pela World Hospice and Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que tem como objetivo o desenvolvimento dos cuidados paliativos e hospice no mundo. Anualmente a WHPCA incentiva a realização de ações em todo o mundo em torno de um tema, sendo que em 2017 o tema é “Cobertura Universal de Saúde – Não deixe aqueles que sofrem para trás”, baseado no compromisso assumido pelos países durante reunião na Organização Mundial da Saúde (OMS) para alcançar a cobertura universal de saúde até 2030.

 

Para a celebração da data que neste ano acontecerá no dia 14 de outubro, ANCP em parceria com a WHPCA coordena a divulgação da campanha de 2017 no Brasil. Para isso a ANCP tem realizado ações com o objetivo de incentivar a participação de todas as equipes do país e principalmente divulgar o trabalho de Cuidados Paliativos. A lista com as instituições participantes pode ser consultada na página https://paliativo.org.br/ancp/dia-mundial-de-cuidados-paliativos-2017/ onde também encontram-se todos os detalhes sobre a campanha deste ano.

 

Se você já está preparando alguma atividade em sua região mande as informações para divulgarmos no site. Devem ser enviados para o e-mail ancpimprensa@paliativo.org.br o nome da equipe e instituição de atuação, informações com data e endereço do local onde ocorrerá a ação.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg