Cuidados paliativos infantis

Lives e Webnars ANCP
calendar
7 de julho de 2016

Cuidados paliativos infantis

Atualmente, 6% do total de óbitos que ocorrem no mundo são de crianças. E entre as mortes  infantis, 25% são de crianças portadoras de condições clínicas complexas ou com doenças incuráveis. Ou seja, são pacientes elegíveis aos cuidados paliativos.

No entanto, o desconhecimento de que as crianças também precisam de cuidados paliativos ainda é grande. “Há uma grande dificuldade das pessoas e dos profissionais em entender que a criança precisa desse tipo de cuidado tanto quanto o adulto”, explica a pediatra Silvia Maria de Macedo Barbosa, Diretora Técnica do Serviço de Saúde da Diretoria Executiva do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Na maior parte dos casos, as crianças que necessitam de cuidados paliativos estão sendo tratadas por pediatras. Mas esses profissionais precisam estar preparados para se depararem com questões com as quais os paliativistas estão mais habituados. “É preciso saber dar más notícias para a criança e os familiares, lidar com os irmãos do paciente e respeitar a autonomia da criança e do adolescente em cuidados paliativos”, afirma a médica.

Todas essas questões complexas serão abordadas no minicurso sobre Cuidados Paliativos na Pediatria, no dia 21 de setembro, entre as atividades pré-congresso.  A participação está aberta a todos os interessados e, em especial, aos profissionais que lidam com crianças na sua prática diária, seja qual for sua formação na área de saúde. “Os palestrantes serão todos profissionais com muita experiência e que trabalham diretamente nessa área tão difícil que são os cuidados paliativos pediátricos”, diz Silvia.

Para conhecer mais sobre os minicursos e a programação do evento, acesse aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg