Mais uma semana de comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos é marcada por atividades

Lives e Webnars ANCP
calendar
13 de outubro de 2017

Mais uma semana de comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos é marcada por atividades

Instituições de todas as regiões do país aderiram à celebração do Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Seja com a organização de palestras ou até mesmo com a realização de ações fora de seus locais de trabalho, as equipes de paliativistas promoveram atividades para comemorar a data.

 

Em Goiânia na região Centro-Oeste, o Núcleo de Apoio ao paciente paliativo do Hospital Alberto Rassi, promoveu no dia 11/10, na Praça dos Bandeirantes ação com a população sobre a pergunta “Se hoje fosse o seu último dia de vida, o que seria importante para você?”. Para ajudar no entendimento do público que passou pela tenda montada no local, a equipe de profissionais utilizou um baralho virtual sobre os desejos que elas gostariam de ver atendidos no seu último dia de vida. A ideia foi de estimular o bate-papo sobre o tema no âmbito familiar.

 

Já na região Nordeste, na cidade de Caruaru em Pernambuco, membros do Projeto Manto de Assistência em Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde, realizou no dia  09/10, na Unidade Básica de Saúde Santa Rosa, ação de conscientização com a equipe multiprofissional de saúde e ação social sobre a temática: “Cobertura Universal de Saúde e Cuidados Paliativos”.

 

E na capital Baiana, a Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, realizou no Hall do hospital ação para mobilizar profissionais, pacientes e familiares com o  Mural: “O que você faria se só restasse este dia?“, nele frequentadores puderam escrever e trocar mensagens sobre o tema.

 

Todos os anos, no segundo sábado de outubro, é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, sendo a iniciativa encabeçada pela World Hospice and Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que tem como objetivo o desenvolvimento dos cuidados paliativos e hospice no mundo. Anualmente a WHPCA incentiva a realização de ações em todo o mundo em torno de um tema, sendo que em 2017 o tema é “Cobertura Universal de Saúde – Não deixe aqueles que sofrem para trás”, baseado no compromisso assumido pelos países durante reunião na Organização Mundial da Saúde (OMS) para alcançar a cobertura universal de saúde até 2030.

 

Para a celebração da data que neste ano acontecerá no dia 14 de outubro, ANCP em parceria com a WHPCA coordena a divulgação da campanha de 2017 no Brasil. Para isso a ANCP tem realizado ações com o objetivo de incentivar a participação de todas as equipes do país e principalmente divulgar o trabalho de Cuidados Paliativos. A lista com as instituições participantes pode ser consultada na página https://paliativo.org.br/ancp/dia-mundial-de-cuidados-paliativos-2017/ onde também encontram-se todos os detalhes sobre a campanha deste ano.

 

Se você já está preparando alguma atividade em sua região mande as informações para divulgarmos no site. Devem ser enviados para o e-mail ancpimprensa@paliativo.org.br o nome da equipe e instituição de atuação, informações com data e endereço do local onde ocorrerá a ação.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg