Liga de Cuidados Paliativos da FMUSP promove curso introdutório

Lives e Webnars ANCP
calendar
9 de maio de 2014

Liga de Cuidados Paliativos da FMUSP promove curso introdutório

Será realizado entre 26 e 29 de maio o VII Curso Introdutório da Liga de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), sob coordenação do geriatria Luís Saporetti. As inscrições estão abertas e as aulas acontecerão no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). O curso conta com o apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Na entrevista a seguir, Tiago Kietzmann, presidente da Liga, explica como o grupo atua para a divulgação do conhecimento em Cuidados Paliativos entre estudantes de medicina e o impacto que esse contato pode ter na formação do profissional de saúde.

ANCP – Por que e quando a Liga de Cuidados Paliativos foi criada?

Tiago Kietzmann – Durante o curso de Medicina, é frequente o contato dos alunos com pacientes em final de vida. Tal frequência contrasta com a pouca preparação que o estudante tem, durante a faculdade, para adquirir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para exercer essa modalidade de cuidado.

Visando suprir o déficit em sua formação, um grupo de alunos passou a frequentar aulas abertas aos profissionais de saúde, promovidas pelo Ambulatório de Cuidados Paliativos. A partir desse encontro, surgiu a motivação para elaborarmos em conjunto atividades didáticas destinadas aos acadêmicos de medicina, no formato de liga acadêmica.

As atividades da Liga de Cuidados Paliativos tiveram início em 2007 e até 2009 foram vinculadas ao Ambulatório de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas – FMUSP. Desde 2009, está vinculada ao Ambulatório de Cuidados Paliativos Geriátricos do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas – FMUSP.

ANCP – Como a Liga atua?

Tiago Kietzmann – Ligas são instituições estudantis que visam propiciar uma experiência prática precoce em determinadas áreas para alunos da graduação, usualmente relacionadas aos cursos da saúde. Todas as ligas têm supervisão de pelo menos um profissional da área ou professor, e cada liga estrutura-se conforme o interesse dos alunos e a disponibilidade dos supervisores e dos serviços.

A Liga de Cuidados Paliativos atua principalmente oferecendo aos alunos a possibilidade de conhecer o dia a dia dos serviços de CP do complexo HC-FMUSP. Dessa maneira, os alunos acompanham os atendimentos dos diversos profissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistente social, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas) em sua atuação direta com os pacientes, com a família, nas discussões de casos de equipes e discussões multidisciplinares.

Atualmente já estão estabelecidas atividades nos serviços de CP ambulatorial do HC/FMUSP, enfermaria HC/FMUSP e hospice HC/FMUSP. Esse semestre agregamos atividades nos ambulatórios de CP do ICESP e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

ANCP – Quais as principais frentes de ação?

Tiago Kietzmann – Além das atividades práticas mencionadas, temos encontros quinzenais para discussão de algum tema específico e iniciaremos atividades com técnicas de role-play visando a capacitação dos alunos com técnicas de comunicação.

Anualmente organizamos um curso introdutório para divulgar a liga entre todos alunos da graduação, tanto da USP quanto de outras faculdades e até mesmo profissionais, e capacitar aqueles que pretendem participar da liga. Como ela é composta de alunos a rotatividade de alunos é elevada, por isso todo ano ocorre a troca de diversos integrantes. Vale ressaltar que grande parte do curso é de responsabilidade dos alunos, sempre auxiliado e supervisionado pelos coordenadores, o que por si só é outra experiência de organização de eventos muito enriquecedora.

Por fim, alguns alunos da liga se juntaram para desenvolver atividades paralelas com a ajuda dos coordenadores da Liga, como a exposição de fotos do Dia dos Mortos na FMUSP (Faculdade de Medicina USP) e atualmente a organização do I Simpósio Universitário de Tanatologia.

Quanto ao desenvolvimento científico, os alunos da liga têm a possibilidade de participar dos projetos de pesquisa do Núcleo de Cuidados Paliativos – HC/FMUSP. Atualmente temos cinco membros envolvidos em projetos de pesquisa como alunos de iniciação científica.

ANCP – Quantas pessoas participam da Liga hoje?

Tiago Kietzmann – Atualmente são 27 alunos dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição e terapia ocupacional que participam das atividades da liga.

SAIBA MAIS SOBRE A LIGA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA FMUSP

  • OBJETIVOS PRINCIPAIS

– Compreender a abordagem dos Cuidados Paliativos por meio de experiências práticas;

– Desenvolver as habilidades para lidar com situações de angústia e sofrimento físico, psicológico, existencial e espiritual do paciente e de sua família;

– Desenvolver a escuta ativa e técnicas de comunicação

– Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Identificar os pacientes eletivos para cuidados paliativos e os fatores decisivos para tanto;

– Identificar os diferentes estágios (ambulatorial, enfermaria e hospice) de tratamento do paciente em cuidados paliativos e suas peculiaridades;

– Desenvolver a percepção para as demandas e necessidades do paciente bem como a capacidade de abrir espaço para que ele as formule;

– Desenvolver a capacidade para criação de vínculo e a compreensão de sua importância no atendimento dos pacientes e familiares;

– Estabelecer estratégias de autocuidado psicológico e emocional para o enfrentamento de situações de perdas;

– Compreender os fatores éticos, morais e legais relacionados aos Cuidados Paliativos;

– Identificar as habilidades específicas de cada profissional bem como a melhor forma para agregar esses conhecimentos visando o bem estar do paciente e sua família.

  • QUEM FAZ A LIGA

Coordenador:

Dr. Luís Alberto Saporetti

Profissionais responsáveis pelas atividades nos serviços:

Ambulatório HC/FMUSP: Dr. Ricardo Tavares de Carvalho

Enfermaria HC/FMUSP: Dr. Luis Alberto Saporetti

Hospice HC/FMUSP: Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes

Ambulatório Emílio Ribas: Terapeuta Ocupacional Mônica E. G. Queiroz

Ambulatório ICESP: Dra. Milena Souza

Acadêmicos responsáveis pela Liga:

Presidente: Tiago Kietzmann Penalves Rocha

Diretores: Marcus Agrela e Isadora Salles


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg