Médicos de alma. Medicina paliativa é resposta para doenças sem cura

Lives e Webnars ANCP
calendar
10 de setembro de 2017

Médicos de alma. Medicina paliativa é resposta para doenças sem cura

METRÓPOLES POR CAROLINA SAMORANO

Metropole_10092017

Confundida com “eutanásia” e alvo de preconceito de médicos e pacientes, a medicina paliativa é fundamental para um fim de vida confortável

 

Quando se formou em medicina, há 15 anos, Érika Oliveira nunca tinha ouvido falar em cuidados paliativos. Na faculdade, aprendeu a reconhecer células e tecidos, a diferenciar órgãos saudáveis dos doentes. Ela, no entanto, não queria estar em um consultório para cuidar especificamente de coração, olhos ou pulmões.

No “catálogo” de opções que a formação tradicional oferece, Érika foi parar na clínica médica. Achava que a especialidade generalista daria sentido à sua vida profissional. Era, na verdade, só a porta de entrada a um mundo muito maior – e mais humano – da medicina.

“Eu queria o contato com o paciente, uma coisa que fosse o mais geral possível”, conta. Durante a formação, encontrava muitas vezes pacientes terminais isolados ou excluídos do contato com a família, sem ter seus sintomas bem tratados. Ela foi buscar nos livros um alívio para seus pacientes, algo além dos fármacos e dosagens. Sozinha, mergulhada nos estudos, topou com a medicina paliativa.

Leia matéria na integra em: http://www.metropoles.com/brasil/saude-br/medicos-de-alma-medicina-paliativa-e-resposta-para-doencas-sem-cura


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg