Cartilha sobre espiritualidade na prática clínica é lançada no Recife

Lives e Webnars ANCP
calendar
7 de janeiro de 2015

Cartilha sobre espiritualidade na prática clínica é lançada no Recife

O Departamento Acadêmico da Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (DA-AME-EPE), órgão mantenedor do Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESES-FPS/IMIP), lançou recentemente a Mini-Cartilha Explicativa sobre Espiritualidade e Religiosidade na Prática Clínica.

“O material tem o objetivo de informar e expor as evidências científicas contemporâneas sobre saúde e espiritualidade, bem como os benefícios da inclusão dessa perspectiva para o cuidado integral e o atendimento humanizado”, explicou o acadêmico de medicina Alberto Gorayeb, um dos idealizadores do material. “Ainda constam no material diretrizes que norteiam o profissional para esta prática, como uma forma de estímulo.”

A cartilha foi elaborada pelo Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade e foi distribuída a profissionais das equipes de oncologia, geriatria e Cuidados Paliativos do IMIP-Recife que participaram de uma exposição sobre espiritualidade e religiosidade na prática clínica.

Durante o evento, os participantes também responderam o questionário da pesquisa “Avaliação das concepções de Espiritualidade e Religiosidade e sua interface com a prática das equipes de assistência em Cuidados Paliativos de um Hospital de Referência do Nordeste Brasileiro”, conduzida por Mirella Rebelo, médica paliativista e vice-presidente da Regional N/NE da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, e pelos acadêmicos em medicina Alberto Gorayeb e Tatiane Duarte.

Foram produzidos 1.000 exemplares impressos da mini-cartilha, que está disponível para profissionais e acadêmicos da área da saúde aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg