Morrer em centros oncológicos: as circunstâncias permitem uma morte digna?

Lives e Webnars ANCP
calendar
6 de novembro de 2014

Morrer em centros oncológicos: as circunstâncias permitem uma morte digna?

Pesquisas anteriores demonstraram que os hospitais são frequentemente mal preparados para o atendimento de pacientes com doenças em fase terminal.

Um estudo publicado em outubro no periódico Cancer avaliou se as circunstâncias em enfermarias de centros oncológicos [em 16 hospitais pertencentes a 10 centros de câncer em Baden Württemberg, na Alemanha] permitiam uma morte digna. Metade dos participantes indicaram que eles raramente tinham tempo suficiente para cuidar de pacientes com doença em fase terminal e 55% consideraram insatisfatórios os quartos disponíveis para pacientes em final de vida. Apenas 19% dos entrevistados achavam que tinham sido bem preparados para cuidar desses pacientes.

A equipe de Cuidados Paliativos relatou condições muito melhores para a morte do que equipes de outras enfermarias (95% da equipe de cuidados paliativos indicaram que os pacientes morrer com dignidade em sua ala). De maneira geral, médicos perceberam as circunstâncias de maneira muito mais positiva do que enfermeiros, especialmente em relação a comunicação e medidas de prolongamento da vida. No geral, 57% dos entrevistados acreditavam que os pacientes poderiam morrer com dignidade em sua enfermaria.

Para ver o estudo completo, clique aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg