Novo site sobre Cuidados Paliativos em Juiz de Fora (MG)

Lives e Webnars ANCP
calendar
14 de março de 2016

Novo site sobre Cuidados Paliativos em Juiz de Fora (MG)

O mineiro Bruno Reis foi o primeiro médico a cursar residência em medicina paliativa em São Paulo. O ano era 2013 e o Hospital do Servidor Público Estadual acabava de dar início à sua residência em Cuidados Paliativos. Desde então, tornou-se um ferrenho defensor da modalidade e procura educar profissionais e público leigo sobre a importância e o impacto dos Cuidados Paliativos em pacientes, familiares e equipe de saúde.

Sua última empreitada é o site www.cuidadopaliativojf.com, dedicado a trazer informações sobre Cuidados Paliativos para profissionais de saúde. Confira a seguir uma entrevista sobre a iniciativa:

ANCP – De onde veio a ideia de criar um site sobre Cuidados Paliativos em Juiz de Fora?

Veio da necessidade urgente de implantação de equipes e/ou serviços de Cuidado Paliativo na cidade. Atualmente Juiz de Fora conta apenas com profissionais realizando ações paliativas de forma isolada. Juiz de Fora é referência para várias cidades da Zona da Mata Mineira e os pacientes com doenças crônicas, avançadas e em progressão, oncológicas ou não, ficam infelizmente desassistidos nessa modalidade de cuidado. O site vem trazer informação científica de qualidade para sensibilizar/informar/atualizar os profissionais de saúde da região, instituições de ensino e gestores locais/regionais dessa iminente realidade. O Cuidado Paliativo é um direito humano!

ANCP – Que tipo de informações você pretende trazer para os leitores?

O site será composto de notícias publicadas pelas principais instituições difusoras da prática paliativista em nível nacional e internacional (ANCP – Academia Nacional de Cuidados Paliativos; ALCP – Asociación Latinoamerica de Cuidados Paliativos; IAHPC – International Association of Hospice and Palliative Care; EAPC – European Assossiation of Palliative Care; SECPAL – Sociedad Española de Cuidados Paliativos; etc.); artigos científicos publicados em renomadas revistas voltadas para essa temáticas; alguns artigos científicos serão comentados por profissionais de reconhecimento e grande experiência na prática do Cuidado Paliativo; discussões de casos clínicos nas diversas áreas de atuação do Cuidado Paliativo; algumas aulas virtuais sobre diversos assuntos importantes na prática do dia-a-dia; etc.

ANCP – Quem é o público alvo?

O site é, inicialmente, um site com informação científica para profissionais da área de saúde. Posteriormente, há a pretensão de se criar um setor voltado para o público geral, para que a informação de qualidade chegue a todos, sempre com uma linguagem clara e acessível.

ANCP – O site é uma iniciativa pessoal ou está vinculada a alguma instituição?

O site é um desejo pessoal, já antigo que foi realizado. Existe ainda tanto estigma, e mesmo preconceito, no que se refere ao Cuidado Paliativo que sempre foi uma luta minha ter um espaço para desmistificar tudo isso. Mostrar que o Cuidado Paliativo não se destina apenas a quem está morrendo num curto período de tempo, mas também a todos os pacientes com doenças crônicas (incuráveis), avançadas ou com grande potencial de se tornarem avançadas, devido a falha do tratamento modificador da doença. Quando mais precoce o paciente chega a profissionais que praticam a filosofia do Cuidado Paliativo, mais se tem a fazer para melhorar a qualidade de vida deste e de seus familiares, dando novo significado a esse difícil processo que é o fim da vida. E o site está aberto a parcerias sempre em prol da divulgação e consolidação do Cuidado Paliativo como parte essencial do cuidado em nosso sistema de saúde atual.

ANCP – Quais as expectativas para o site?

Sensibilizar e motivar os profissionais de saúde de Juiz de Fora e região, bem como gestores em saúde e órgãos educacionais locais e regionais; divulgar informação científica de qualidade; divulgar o Cuidado Paliativo como parte essencial do cuidado a pessoas com doenças crônicas e com potencial de letalidade; e quem sabe conseguir que Juiz de Fora se torne um dia referência regional na prestação/educação/formação de atendimento/ensino de qualidade em Cuidado Paliativo.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg