Os Serviços de Cuidados Paliativos do Hospital Regional Unimed Fortaleza

Lives e Webnars ANCP
calendar
24 de abril de 2018

Os Serviços de Cuidados Paliativos do Hospital Regional Unimed Fortaleza

Em abril de 2008, foi iniciada a implementação dos serviços de Cuidados Paliativos no Hospital Regional Unimed (HRU) de Fortaleza. No período de um ano foi feito todo um trabalho de sensibilização no hospital, onde foram realizadas várias ações voltadas aos gestores e demais profissionais de todos os setores para disseminar a cultura e a prática dos Cuidados Paliativos no HRU.

No último dia da ação, 28 de abril de 2009, foi feita uma celebração para inauguração da área, com a primeira Jornada de Cuidados Paliativos no HRU. O momento contou com a presença da Dra. Sandra Serrano, do Hospital A. C. Camargo de São Paulo, e do Pe. Léo Pecine para falar da importância da área em um hospital.

Atualmente, o serviço atende cerca de 32 pacientes por mês e no ano de 2017 totalizou 392 atendimentos. Com nove profissionais, integram a equipe coordenada por Inês Melo: Felipe Aguiar, médico clínico; Rita de Cássia, médica infectologista; Uchôa Júnior, médico psiquiatra; Ana Teles, psicóloga; Patrícia Gadelha, assistente social; Natanielle Oliveira, enfermeira; Willamy Sales, Padre com especialização Lato Senso em Cuidados Paliativos; e Francisco Nunes, músico terapeuta.

Segundo a médica Inês Melo, o serviço atua em um modelo consultivo, no qual todos os profissionais atuam em suas especialidades de acordo com as necessidades apresentadas pelos pacientes. “É feita sempre uma relação de pacientes que precisam dos cuidados paliativos e todos os integrantes da equipe consultam a relação, para se direcionarem a realização de suas funções”, explica Inês Melo.

Mesmo tendo em sua equipe um Padre, a área viabiliza orientadores de outras religiões, quando identificadas e indicadas pelos pacientes. Além disso, o musicista da equipe realiza a terapia de música duas vezes por semana no hospital, passando pelos corredores próximos aos pacientes internados.

“Os desafios e diferenças de realizar um trabalho com excelência de Cuidados Paliativos no hospital são sempre crescentes, pois, é preciso implantar a cultura de cuidados paliativos, não somente pela filosofia, mas como uma ciência médica, que exige treinamento e formação, para que a função seja exercida com conhecimento técnico e científico” diz a coordenadora da equipe. Segundo ela, o desafio é propagar essa ciência dentro do hospital, entendendo que existe, ainda, uma carência de formação na área de Cuidados Paliativos, partindo de todas as áreas.

Toda a equipe dos serviços de Cuidados Paliativos trabalha em prol do bem-estar de todos os pacientes e seus familiares, em todo o processo de estadia no hospital, desde a recepção dos pacientes e seus familiares, até a saída do hospital e, também, quando o paciente vai a óbito.

Nesse caso, para que toda a atenção seja dada da maneira correta, a equipe de Cuidados Paliativos realiza o chamado “fluxo do velório”, para deixar todos os envolvidos cientes de como proceder nessa situação, seja acionando a assistente social ou a psicóloga, a nutrição e segurança para preparar o ambiente. O serviço também mantém o hospital sinalizado com placas, direcionando onde ficam localizadas as salas da área e o velório. Ainda no local há uma sala exclusiva para reuniões/ conferências com os familiares dos pacientes internados que precisam de Cuidados Paliativos.

Segundo Inês Melo, por ser um hospital privado, o desafio é também mostrar para o paciente e para a família a importância dos cuidados paliativos. E que isso se faz, não pensando em otimizar recursos, mas pensando em oferecer um bom atendimento, buscando melhorar a qualidade de vida e de fim de vida, dando atenção especial. “A baixa qualidade de fim de vida se dá pela ausência de equipe completa com profissionais competentes na área em outros lugares do mundo. O desafio, que é vencido diariamente, é manter uma equipe completa e competente no HRU, que faz os cuidados paliativos com excelência”, diz Inês Melo.

Desde sua inauguração, Unimed Fortaleza realiza anualmente as Jornadas de Cuidados Paliativos, sempre no mês de outubro, próximo à data do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, levando mais conhecimento sobre a área a todos. Também na área de educação, o HRU viabiliza junto a instituições de ensino, cursos de Especialização Lato Senso em Cuidados Paliativos, com carga horária de 360h certificadas, desde 2011, no Norte Nordeste. A Especialização recebe participantes de vários outros Estados. As três primeiras turmas foram realizadas em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a quarta turma, que finaliza em junho de 2018, está sendo realizada em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg