Rede de Cuidados Continuados da Unimed Prudente atua como pioneira no Oeste Paulista

Lives e Webnars ANCP
calendar
23 de janeiro de 2018

Rede de Cuidados Continuados da Unimed Prudente atua como pioneira no Oeste Paulista

Implantada em novembro de 2016, na cidade de Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo, a Rede de Cuidados Continuados da Unimed Presidente Prudente é um serviço pioneiro no oeste paulista.

Unidade Assistencial Unimed abriga o ambulatório da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Prudente

A rede é composta por atendimento ambulatorial, domiciliar (por períodos determinados) e hospitalar (Hospital Iamada e Santa Casa de Presidente Prudente/SP). Pode participar desta alternativa oferecida pela Unimed Prudente, o paciente que foi diagnosticado com doença extensa e ameaçadora da vida, encaminhado por um médico cooperado ou, então, por avaliação dos profissionais integrados à Rede.

 

Para o Coordenador da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Prudente, Bruno Alves, “é um controle de forma impecável não só da dor, mas de maneira holística, pensando no físico, no social, no emocional e, até mesmo, no espiritual, não só do paciente, mas de todos os envolvidos”.

 

De acordo com o coordenador ainda, o funcionamento da Rede impactou também na diminuição da internação na UTI. “Isso porque, hoje, os pacientes podem ser acompanhados na UTI, mas se os protocolos aplicados permitirem, são “desospitalizados”, e seguem com acompanhamento nos quartos de enfermaria, podendo posteriormente ser desospitalizados, mas com monitoramento das equipes de atendimento domiciliar ou ambulatorial”.

 

Hoje, a rede atende em média 130 pacientes por mês e também segundo Alves, “nos hospitais, os grupos e leitos específicos realizam a interface da ‘desospitalização moderna’ e as UTIs já começam a mudar o seu perfil, ressalta o médico.

 

O oncologista Cézar Coimbra destaca que a rede traz uma melhora significativa para pacientes em cuidado paliativo. “Todo o paciente em cuidado paliativo é encaminhado para a Rede de Cuidados Continuados o quanto antes. Isso porque, o estresse do familiar e do paciente melhoram, assim como melhora nutricional e do acompanhamento da dor. Cuidado paliativo é um agregador ao atendimento desse paciente”.

 

Optar pela Rede de Cuidados Continuados é considerado pelo Diretor da Unimed Prudente, Edison Kuramoto, “uma oportunidade de crescimento, aumentando a excelência no cuidado, gerando credibilidade e melhorando a receita da cooperativa”.

 

“O que está claro para a operadora, é que a Rede cuida de uma forma melhor dos pacientes e ainda proporciona redução nos custos assistenciais, melhorando o controle da sinistralidade do grupo de beneficiários responsável pelo maior uso dos recursos das operadoras. Estamos proporcionando um atendimento humanizado e modernizado, com alto grau de contentamento dos clientes e de seus familiares”, comenta o diretor.

 

Idealizada e desenvolvida pelo médico da Universidade de São Paulo, o geriatra Douglas Crispim, que inseriu elementos da gestão moderna, monitoramento e acolhimento contínuo por risco de internação, sistema de prestação de contas transparente para a operadora e profissionais treinados especificamente para os cenários de crônicos, a rede conseguiu elevado impacto na redução da sinistralidade somado ao aumento da satisfação do usuário.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg