Resolução pioneira em Cuidados Paliativos aprovada na Assembleia Mundial de Saúde

Lives e Webnars ANCP
calendar
24 de maio de 2014

Resolução pioneira em Cuidados Paliativos aprovada na Assembleia Mundial de Saúde

O dia 23 de maio de 2014 ficará marcado como um dia histórico para milhões de pessoas no mundo todo que vivem com e morrem de condições que ameaçam a vida, como câncer, doenças cardiovasculares, HIV e tuberculose multirresistente. Foi nesse dia que a Assembleia Mundial de Saúde adotou, pela primeira vez na história, uma resolução para integrar serviços de hospice e Cuidados Paliativos em serviços nacionais de saúde.

A resolução, aprovada no conselho executivo em janeiro, estabelece recomendações claras para melhorar o acesso e a disponibilidade de serviços de hospice e Cuidados Paliativos. Essas recomendações incluem garantir que os Cuidados Paliativos sejam incluídos em todos os orçamentos e políticas nacionais de saúde, bem como no currículo de profissionais de saúde. A resolução também destaca a necessidade de países garantirem a existência de uma oferta adequada de todos os medicamentos para Cuidados Paliativos para adultos e crianças.

No início do ano, a Worldwide Palliative Care Alliance (WPCA) publicou o primeiro Atlas Global em Cuidados Paliativos no Final de Vida, juntamente com a Organização Mundial de Saúde. O relatório destaca que 42% dos países têm pouco ou nenhum acesso a serviços de hospice e Cuidados Paliativos e que apenas 20 países têm Cuidados Paliativos bem integrados ao sistema de saúde. Oitenta por cento dos países globalmente têm um acesso baixo ou extremamente restrito a analgésicos fortes, o que significa que milhões de pessoas no mundo todo vivem e morrem com dor e sofrimento, sem qualidade de cuidado adequada.

David Praill, presidente da World Palliative Care Alliance, disse: “Estamos muito felizes de ver a adoção dessa resolução dando esperança a milhões de pessoas no mundo todo. É inaceitável que ainda nos dias de hoje as pessoas vivam e morram com sérias condições de saúde, à mercê de cuidados inadequados e pouco mais do que paracetamol para aliviar a dor. Foi extraordinário ouvir nessa reunião a extensão do compromisso de tantos governos para abordar essa situação e melhorar o acesso a hospice e Cuidados Paliativos.”

“A Worldwide Palliative Care Alliance dá as boas vindas à adoção da resolução e está ansiosa para trabalhar juntamente com a Organização Mundial da Saúde, governos e nossos muitos parceiros para fazer com que as recomendações se tornem realidade e para melhorar e aumentar o acesso a cuidado de qualidade e a preços acessíveis àqueles que precisam dele.”

Fonte: ehospice


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg