1o Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul marca aproximação de países da região

Lives e Webnars ANCP
calendar
16 de junho de 2014

1o Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul marca aproximação de países da região

A cidade gaúcha de Pelotas foi palco de uma iniciativa inédita em Cuidados Paliativos. Localizada a 250 km de Porto Alegre, entre os dias 5 e 6 de junho a cidade assumiu ares de capital ao sediar o 1o Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, que reuniu cerca de 300 profissionais do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile para discutir o tema “Interdisciplinaridade: da teoria à prática”.

O evento foi promovido pelo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPEL), em parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Foram realizados paralelamente ao Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul o III Encontro Sul-Brasileiro da ANCP e o VII Seminário do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) do HE-UFPEL.

Para Julieta Carriconde Fripp, diretora do HE, presidente do Congresso e vice-presidente da ANCP, o Congresso foi uma oportunidade para ir além das questões científicas. “Esse ano resolvemos mudar o porte do evento. Construir um congresso sobre o tema na região, além de valorizar cientificamente, também fomenta a construção de políticas públicas compartilhadas com os hermanos do Mercosul”, disse.

A programação contemplou inúmeras áreas do conhecimento, refletindo o caráter multidisciplinar do encontro. Durante dois dias, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, odontólogos e teólogos se debruçaram sobre uma grade heterogênea e cuidadosamente organizada.

Entre os temas debatidos estavam políticas públicas e educação em Cuidados Paliativos; controle de sintomas em oncologia; Cuidados Paliativos em pediatria; controle de sintomas emocionais e sociais de paciente e cuidador; Cuidados Paliativos em geriatria; manejo de anorexia e caquexia em pacientes oncológicos; controle da dor física em Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos na atenção domiciliar; espiritualidade e Cuidados Paliativos, feridas oncológicas; entre outros.

Visita técnica

No primeiro dia do evento os palestrantes foram convidados para uma visita técnica às futuras instalações do Centro Regional de Reabilitação e Atenção Paliativa, que está em construção na antiga Laneira.

Estiveram presentes na visita Aristides de Oliveira Neto, representante do Ministério da Saúde do Brasil; Eduardo Yanneo, presidente da Associação Latino-Americana de Cuidados Paliativos; Lea Palacios, representante do Ministério da Saúde do Chile; e Gustavo de Simone, presidente da Associação Argentina de Cuidados Paliativos.

Oliveira Neto ponderou que a nova estrutura poderá servir de modelo para a construção de um programa nacional de Cuidados Paliativos no Brasil, já que abrigará vários cenários assistenciais, incluindo leitos de internação, ambulatório multiprofissional, atenção domiciliar e equipe de consultoria hospitalar.

Simone foi além e destacou que, por estar situado dentro de uma Universidade, o local poderá servir como centro formador para o Brasil e América Latina. O Centro Regional terá capacidade instalada para assistir pacientes de Pelotas e região.

“Vamos nos empenhar para Zerar a Dor Total (física, emocional, social e espiritual) dos nossos usuários”, disse Julieta, presidente do Congresso.

O encerramento do congresso contou com a participação de integrantes do grupo Tholl, trupe circense de Pelotas, que fizeram a distribuição de camisetas do Congresso e da Rede Saúde UFPel e animaram o fim do dia de palestras na Feira do Doce.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg