ANCP no III Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul

Lives e Webnars ANCP
calendar
21 de junho de 2017

ANCP no III Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul

Entre os dias 14 e 16 de junho aconteceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o III Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul com apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), que esteve presente representada pelo seu presidente Daniel Neves Forte, pela presidente da regional sul Gisele dos Santos e pela diretora científica Patrícia M. Lago, que além de acompanharem o evento também realizaram palestras.

Segundo a presidente do evento, Julieta Carriconde Fripp, o evento reuniu cerca 350 congressistas de varias regiões do País, entre eles estudantes, e contou com a participação de palestrantes internacionais vindas do Uruguai e Argentina, as médicas Adriana Della Valle, de Montevidéu/URG, e Graciele Jacob, de Buenos Aires/ARG.

 

Entrega Carta de Pelotas: o papel do médico de família no futuro do cuidado paliativo do Brasil

Entrega Carta de Pelotas: o papel do médico de família no futuro do cuidado paliativo do Brasil

Durante o congresso o presidente da ANCP recebeu a “Carta de Pelotas: o papel do médico de família no futuro do cuidado paliativo do Brasil”. O documento foi apresentado durante o I Seminário de Cuidados Paliativos e Medicina de Família, que fez parte da programação do congresso. O documento pode ser lido na integra aqui.

 

O congresso contou com palestras com enfoque na importância de realizar o Cuidado Paliativo centrado na pessoa, de acordo com as necessidades, desejos e possibilidades do paciente e seus familiares. Também foi possível discutir sobre a inclusão dos Cuidados Paliativos na Atenção Primária em Saúde, bem como as competências em Cuidados Paliativos para os profissionais de Medicina de Família e Comunidade.

 

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto da Unidade Cuidativa, que envolve diversos profissionais e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento. O objetivo comum é o de permitir que o paciente e seus familiares possam olvidar o adoecimento e o processo de morrer e vivam a vida, se alinhando ao ideal de “Adicionar vida aos dias”. Em apoio ao projeto os alunos da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFPel estão fazendo a campanha “Adote uma cadeira”.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg