Provas de título

Lives e Webnars ANCP

MEDICINA

A prova de obtenção de título com área de atuação em medicina paliativa é realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB). Todas as informações sobre a prova serão disponibilizadas no edital disponível no site da AMB.

ENFERMAGEM

O que é a Prova de Título de Especialista em Enfermagem de Cuidados Paliativos?

É o exame de suficiência que certifica a(o) profissional enfermeira(o) com base na sua formação acadêmico científica e atestando que a(o) enfermeira(o) está apta(o) a exercer a especialidade com uma postura e atitude ética, responsável e pautada nas competências da(o) enfermeira(o) especialista em cuidados paliativos no Brasil. As(os) aprovadas(os) obtém o Título de Especialista em Enfermagem de Cuidados Paliativos com base na Resolução Cofen n° 581/2018 e 625/2020, concedido pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). O exame compreende a aplicação de uma prova teórica realizada de modo presencial durante os Congressos da ANCP (Nacional e/ou Estadual).

Por que ter o Título de Especialista em Enfermagem de Cuidados Paliativos?

A obtenção do Título de Especialista em Enfermagem de Cuidados Paliativos possibilita a(o) profissional enfermeira(o) a valorização na contratação de enfermeiras(os) tituladas(os) pela ANCP e ABEn assim como o cumprimento do registo legal no Conselho Federal de Enfermagem como especialista em cuidados paliativos, conforme Decisão Cofen n° 0165/2022 que aprova o registro da ANCP no Conselho Federal de Enfermagem. Resguardando o acompanhamento dos profissionais com certificação baseada no documento das competência da(o) enfermeira(o) especialista em cuidados paliativos no Brasil [LINK do documento no site].

Acompanhem nessa página os editais anteriores e fiquem atentos aos próximos editais.