Conselho Federal de Enfermagem aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

Lives e Webnars ANCP
calendar
8 de dezembro de 2017

Conselho Federal de Enfermagem aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

No dia 06 de dezembro o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) publicou no Diário Oficial da União, a Resolução 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem brasileira. O documento é resultado de amplo e democrático debate e concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, trazendo avanços principalmente na área de Cuidados Paliativos.

 

“O novo código veio para suprir uma necessidade e tornar mais atual, contemplando novos contextos de atuação. É uma legislação que atende muito bem as necessidades atuais acompanhando a evolução da saúde nessas últimas décadas”, explica Irene do Carmo Alves Ferreira, vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

 

Segundo Rudval Souza, enfermeiro, Professor Adjunto, Docente da UNEB/Campus VII Senhor do Bonfim e Membro do Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, trata-se de um fato histórico fruto de debate que concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, trazendo avanços, sobretudo nos cuidados a pessoa em processo de morrer e morte.

 

Para Karla Albuquerque, enfermeira, Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e Membro da Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), o acréscimo dos Capítulos sobre o oferecimento de Cuidados Paliativos, cuidados em fim de vida e respeito à autonomia do doente e às suas Diretivas Antecipadas no novo Código é um passo importantíssimo na busca da regulamentação desta área, que, a cada dia, atrai uma maior quantidade de enfermeiros interessados em aprimorar-se neste tipo de assistência.

 

“Vamos começar a olhar mais para a questão de cuidados paliativos, e trazer para dentro do COFEN, pois é uma necessidade que visa atender as mudanças na saúde da população”, diz Irene do Carmo Alves Ferreira.

 

O Novo Código de Ética entra em vigor em 120 (cento e vinte) dias, após a data de sua publicação no Diário Oficial da União (06/12/17).

 

Para mais informações acesse: http://www.cofen.gov.br/


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg