Curtas-metragens mostram mundo escondido dos cuidadores na Escócia

Lives e Webnars ANCP
calendar
11 de junho de 2014

Curtas-metragens mostram mundo escondido dos cuidadores na Escócia

Uma série de curtas-metragens intitulada “At home wih illness” (“Em casa com a doença”, em tradução livre) foi lançada pela Scottish Partnership for Palliative Care (SPPC – Parceria Escocesa para Cuidados Paliativos, em tradução livre) para marcar a Semana dos Cuidadores 2014, comemorada entre 9 e 15 de junho. A Semana dos Cuidadores é uma campanha de conscientização realizada no Reino Unido para melhorar a vida de cuidadores e das pessoas de quem cuidam.

Os três filmes foram possibilitados por um consórcio de instituições de caridade nacionais, liderados pela SPPC e mostra de maneira real e marcante o que acontece quando uma doença grave chega em uma família.

Rodado de maneira íntima, na casa dos personagens, três famílias completamente diferentes contam suas histórias individuais e poderosas sobre amor, perda, crise, lágrimas e esperança.

Um dos filmes, “O Longo Adeus”, já se transformou um sucesso no YouTube.

Apesar de tal situação atingir milhares de pessoas na Escócia, a SPPC afirma que as vidas das pessoas que têm doenças graves são geralmente escondidas, assim como as duras realidades daqueles que cuidam desses pacientes.

Uma em cada oito pessoas na Escócia estão envolvidas no cuidado e apoio de algum membro da família e cerca de 40 mil pessoas por ano morrem no país depois de um período prolongado de doença.

“Nós queríamos mostrar esse mundo escondido – o mundo de famílias vivendo com doenças graves. Milhares de famílias escocesas vivem nesse mundo, mas suas experiências são raramente vistas ou ouvidas. Isso leva a uma sociedade mal preparada para apoiar os outros e a si mesma. Esses filmes permitem que as famílias mostrem a realidade e há lições para todos nas histórias que eles contam”, disse Mark Hazelwood, executive chefe da SPPC.

Os filmes podem ser assistidos no site Good Life, Good Death, Good Grief.

Fonte: ehospice


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg