Eventos marcam a primeira semana de Outubro na comemoração Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
10 de outubro de 2017

Eventos marcam a primeira semana de Outubro na comemoração Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Na primeira semana de outubro, em celebração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, equipes de paliativistas realizaram várias atividades para a comemoração da data em suas instituições de atuação em diversos estados brasileiros.

Equipe de Cuidados Paliativos do HUWC

 

Na região Nordeste, na capital Cearense, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizou no dia 05/10, Simpósio de Cuidados Paliativos. Coordenado pela Dra. Liane Brito contou contou com a presença da equipe de Cuidados Paliativos do HUWC e também promoveu um Workshop de hipodermóclise.

 

Já na região Sudeste, a Equipe de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/SP, promoveu entre os dias 02 e 06/10, uma semana com diversas atividades sob à temática “Porque cuidar de quem cuida, faz parte do Cuidado

Paliativo”. Foram realizadas atividades artísticas voltadas para toda a equipe do hospital, incluindo a presença da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, entre outras atrações como a exposição de um painel na área comum do hospital trabalhando a proposta da “Árvore dos Desejos”. No último dia, ocorreu o 1º Simpósio com a presença de diversos especialista em cuidados paliativos, além de uma apresentação de dança com os bailarinos da Cia de Dança Dois

Atividade promovida pela Equipe de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/SP

Rumos de São Paulo.

 

E na mesma região, na cidade de Jundiaí/SP, o Hospital São Vicente de Paulo, no dia 07/10, também promoveu um Simpósio, que ocorreu na Faculdade de Medicina de Jundiaí e contou com a participação do Dr. Daniel Forte, presidente da ANCP.

 

Todos os anos, no segundo sábado de outubro, é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, sendo a iniciativa encabeçada pela World Hospice and Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que tem como objetivo o desenvolvimento dos cuidados paliativos e hospice no mundo. Anualmente a WHPCA incentiva a realização de ações em todo o mundo em torno de um tema, sendo que em 2017 o tema é “Cobertura Universal de Saúde – Não deixe aqueles que sofrem para trás”, baseado no compromisso assumido pelos países durante reunião na Organização Mundial da Saúde (OMS) para alcançar a cobertura universal de saúde até 2030.

 

Para a celebração da data que neste ano acontecerá no dia 14 de outubro, ANCP em parceria com a WHPCA coordena a divulgação da campanha de 2017 no Brasil. Para isso a ANCP tem realizado ações com o objetivo de incentivar a participação de todas as equipes do país e principalmente divulgar o trabalho de Cuidados Paliativos. A lista com as instituições participantes pode ser consultada na página https://paliativo.org.br/ancp/dia-mundial-de-cuidados-paliativos-2017/ onde também encontram-se todos os detalhes sobre a campanha deste ano.

 

Se você já está preparando alguma atividade em sua região mande as informações para divulgarmos no site. Devem ser enviados para o e-mail ancpimprensa@paliativo.org.br o nome da equipe e instituição de atuação, informações com data e endereço do local onde ocorrerá a ação.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg