11ºEpisodio PalliCast – Atenção ao Luto

Lives e Webnars ANCP
calendar
13 de março de 2020

11ºEpisodio PalliCast – Atenção ao Luto

Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta clicar nos 3 pontinhos localizados no canto direito do player. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:

Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o PodCast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br

 


Sobre o episódio:

Afirmação de que há beleza no luto pode parecer no mínimo equivocada, quem sabe até cruel, no entanto, é exatamente o contrário que a gaúcha Tatiana De Oliveira Maffini nos ensina neste podcast. Tatiana é a criadora da ONG Amada Helena que foi fundado após a morte de sua filha com dias de vida, com o objetivo de evitar que outras crianças morressem por falará de recursos como ocorreu com sua primeira filha. Ao longo do tempo a mãe da Helena descobriu que a verdadeira vocação desta iniciativa era apoiar pais enlutados nessa dura caminhada de seguir vivendo após a morte de um filho, a transformação de muita dor e muito mais amor, neste projeto ressignificou o luto da Tatiana e hoje ajuda pais e mães no Rio Grande do Sul e fora através de uma série de iniciativas dentre as quais a cartilha do luto disponível no site da ONG.

Juntamente com a Tatiana também recebemos o médico João Hopf, hoje um dos médicos da equipe de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. João boa conta sobre a importância da formação dos profissionais na atenção ao luto, e nos convida a pensar na importância de estar disposto a ser presente para as pessoas que perdem seus entes queridos, e nos lembra que espaços e tempos são importantes, porém o que mais importa é a nossa presença e atenção.

Neste episódio, gravado durante o II Congresso Gaúcho de Cuidados Paliativos, o médico João Luiz de Souza Hopf, diretor científico da Regional Sul da ANCP, e Tatiana De Oliveira Maffini, criadora da ONG Amada Helena, abordam a atenção ao luto.

 

Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.

 

Indicações dos entrevistados


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg