15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
A hipodermóclise é definida como a infusão de líquidos no subcutâneo. Antes do desenvolvimento da tecnologia que permitiu o acesso e infusão de soluções nas veias era a única via parenteral disponível para hidratações. Com o desenvolvimento das técnicas de acesso venoso a hipodermóclise caiu em desuso, porém, há algumas décadas voltou a ser utilizada, em especial na geriatria e em Cuidados Paliativos, e demais populações onde o acesso venoso é difícil, se perde com facilidade e pode ser foco de iatrogenias. Atualmente consideramos a hipodermóclise não apenas como uma alternativa à falta do acesso venoso, mas sim, como uma escolha a este, com vantagens e desvantagens.
Em tempos de pandemia, onde o alívio dos sintomas desconfortáveis é uma prioridade, e a atenção a muitos pacientes simultaneamente uma realidade, a hipodermóclise pode ser uma via bastante eficiente, acessível e de fácil utilização nos mais diversos ambientes de cuidado.
Neste episódio do Pallicast a Enfermeira Fabiana Chino, que é coordenadora do comitê de enfermagem da ANCP falou conosco a respeito do uso da hipodermóclise e algumas de suas especificidades, sítios, volumes, indicações e contraindicações.
Todo este conteúdo, assim como a lista dos medicamentos que podem ser usados por hipodermóclise estão no Manual de Terapia subcutânea produzido para SBGG em parceria com a ANCP.
Além dos canais de comunicação habituais da ANCP, como o Fale Conosco e redes sociais, para facilitar o acesso ao conteúdo, a entidade criou em seu site uma página dedicada ao tema, reunindo os materiais elaborados pelos especialistas do comitê. Lançada no dia 22/03, a página pode ser acessada pelo menu ANCP e depois clicando em COVID-19.
Tem dúvidas sobre atuação de Cuidados Paliativos e COVID-19? Envie pelo: covid@paliativo.org.br.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos entrevistados
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!