21ºEpisodio PalliCast – Série especial COVID-19

Lives e Webnars ANCP
calendar
30 de abril de 2020

21ºEpisodio PalliCast – Série especial COVID-19

Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:

Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br

 


Sobre o episódio:

A Dispneia é um dos sintomas que mais causa sofrimento no cenário dos Cuidados Paliativos, é sintoma bastante frequente em pacientes com câncer, em especial o de pulmão, e aqueles metastáticos para este órgão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Cardíaca, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), entre outras. Por sua alta prevalência, a dispneia é o sintoma que os profissionais que atuam em Cuidados Paliativos costumam ter bastante familiaridade, conhecendo e manejando com maestria medidas farmacológicas e não farmacológicas voltadas ao alívio deste sintoma.

Na pandemia pelo COVID-19 a dispneia também tem sido sintoma frequente entre os pacientes que desenvolvem as formas graves desta doença. Nesta população está descrita dispneia de evolução rápida, associada a hipoxemia importante, que se não revertida, progride rapidamente para falência de múltiplos órgãos e morte. Ainda dentre estes pacientes a dispneia poderá ocorrer em quadros de hipoxemia leve, e naqueles pós extubação.

Dentre os pacientes que evoluirão com dispneia e hipoxemia graves existirão aqueles que terão benefício e desejam suporte ventilatório invasivo, e serão intubados e acompanhados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e aqueles que não terão indicação ou não desejarão este tipo de suporte. Para estes últimos o controle sintomático da dispneia será mandatório.

Neste Pallicast as médicas Sabrina Ribeiro e Claudia Inhaia, integrantes do Comitê de crise sobre o COVID-19 da ANCP, discutem o manejo da dispneia focando nos pacientes que não serão intubados e estarão fora das UTIS, no domicílio, nas enfermarias ou mesmo em Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPIs) ou hospices. Discutem a indicação de medicamentos e convocam os profissionais que estão trabalhando com pacientes no cenário da pandemia, a assumir o compromisso de buscar conhecimento sobre como aliviar este sintoma de forma que a agonia da dispneia seja aliviada em todos os que dela sofrerem.

Além dos canais de comunicação habituais da ANCP, como o Fale Conosco e redes sociais, para facilitar o acesso ao conteúdo, a entidade criou em seu site uma página dedicada ao tema, reunindo os materiais elaborados pelos especialistas do comitê. Lançada no dia 22/03, a página pode ser acessada pelo menu ANCP e depois clicando em COVID-19.

Tem dúvidas sobre atuação de Cuidados Paliativos e COVID-19? Envie pelo: covid@paliativo.org.br.

 

Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.

 

Indicações dos entrevistados

  • Página dedicada ao tema no site da ANCP: https://paliativo.org.br/ancp/covid19/
  • Manual de Terapia de Sedação Paliativa. 1 ed. Organização: André Filipe Junqueira dos Santos; Luis Fernando Rodrigues. São Paulo: ANCP, Ed Lemar, 2019.
  • Manual de Cuidados Paliativos ANCP Ampliado e atualizado. Organização: Ricardo Tavares de Carvalho, Henrique Afonseca Parsons.São Paulo: ANCP. 2012:1-592.

Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg