23ºEpisodio PalliCast – Série especial COVID-19

Lives e Webnars ANCP
calendar
15 de maio de 2020

23ºEpisodio PalliCast – Série especial COVID-19

Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:

Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br

 


Sobre o episódio:

Oferecer uma estratégia terapêutica proporcional para um determinado paciente, significa considerar se esta estratégia é tecnicamente adequada e se está de acordo com os desejos e com a biografia da pessoa. Com isso em mente, sabemos que para muitos dos infectados durante a pandemia do coronavírus, a ventilação mecânica e a internação em terapia intensiva não serão proporcionais. Para estes pacientes, e para aqueles que eventualmente não tenham acesso a estes recursos por falta de disponibilidade deles, teremos de construir estratégias que possam mantê-los cuidados e confortáveis em sua trajetória de doença, seja com desfecho morte, seja recuperação.

Dentre estas estratégias, estão recursos farmacológicos e não farmacológicos, utilizados pela equipe multidisciplinar, para alívio de sintomas desconfortáveis típicos desta infecção, dentre os quais salientamos a dispneia. Entretanto, algumas vezes, estes recursos não serão suficientes para aliviar o desconforto destes sintomas e o sofrimento decorrente se tornar intolerável. Nestas situações a sedação paliativa é um recurso para alívio de sofrimento, que não foi possível de outra maneira.

A sedação paliativa é, portanto, um recurso utilizado para alívio de sofrimento intolerável frente a um sintoma refratário em um paciente com uma doença progressiva em que o desfecho morte é previsível em um curto período.

Trata-se de recurso que demanda grande responsabilidade, porém é de fácil execução, utiliza recursos de baixo custo e garante o alívio rápido do sofrimento na maioria dos cenários de atenção.

Neste pallicast as médicas Claudia Inhaia e Ana Cristina de Castro, ambas membros do comitê de crise da ANCP,  discutem o manejo dos sintomas refratários no contexto da pandemia pelo COVID-19, buscando apresentar este recurso como uma alternativa possível de uso e de grande valia em situações que envolvem grande estresse para paciente, familiares e equipe.

Além dos canais de comunicação habituais da ANCP, como o Fale Conosco e redes sociais, para facilitar o acesso ao conteúdo, a entidade criou em seu site uma página dedicada ao tema, reunindo os materiais elaborados pelos especialistas do comitê. Lançada no dia 22/03, a página pode ser acessada pelo menu ANCP e depois clicando em COVID-19.

Tem dúvidas sobre atuação de Cuidados Paliativos e COVID-19? Envie pelo: covid@paliativo.org.br.

 

Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.

 

Indicações dos entrevistados

  • Página dedicada ao tema no site da ANCP: https://paliativo.org.br/ancp/covid19/
  • Manual de Terapia de Sedação Paliativa. 1 ed. Organização: Andre Filipe Junqueira dos Santos; Luis Fernando Rodrigues. São Paulo: ANCP, Ed Lemar, 2019.
  • Manual de Cuidados Paliativos ANCP Ampliado e atualizado. Organização: Ricardo Tavares de Carvalho, Henrique Afonseca Parsons. São Paulo: ANCP. 2012:1-592.

Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg