15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
Atenção Primária é o primeiro nível de atenção em saúde e reúne um conjunto de ações, tanto para a saúde individual como coletiva, incluindo desde a promoção e a proteção da saúde, até sua manutenção. A dinâmica dessa assistência na construção e evolução de redes de atendimento que realmente funcionem e no envolvimento da comunidade nesses atendimentos tem papel importante para os cuidados paliativos.
Neste episódio do Pallicast Erika Aguiar Lara Pereira, médica de família e comunidade, paliativista, coord. do grupo de trabalho em Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e secretaria geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), e Alexandre Ernesto Silva, enfermeiro, mestre e doutor na temática dos Cuidados Paliativos, membro do Comitê de Cuidados Paliativos do Coren-MG, pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da ENSP/Fiocruz e do Observatório Português em Cuidados Paliativos, abordam o papel da atenção primária nos Cuidados Paliativos no Brasil, para atenção domiciliar e a necessidade da educação transversal em Cuidados Paliativos para a formação dos profissionais de saúde.
Destacaram também a importância da capacidade de comunicação entre as equipes de Cuidados Paliativos que estão nos hospitais com as equipes de atenção primária e a necessidade do desenvolvimento de diretrizes assistenciais e protocolos que contemplem a realidade da atenção primária.
Além dos canais de comunicação habituais da ANCP, como o Fale Conosco e redes sociais, para facilitar o acesso ao conteúdo, a entidade criou em seu site uma página dedicada ao tema, reunindo os materiais elaborados pelos especialistas do comitê. Lançada no dia 22/03, a página pode ser acessada pelo menu ANCP e depois clicando em COVID-19.
Tem dúvidas sobre atuação de Cuidados Paliativos e COVID-19? Envie pelo: covid@paliativo.org.br.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos entrevistados
As redes de atenção à saúde. Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.: il.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!