15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
O declínio funcional é parte da trajetória das pessoas acometidas por doenças crônicas, progressivas e ameaçadoras da vida. Esse declínio é variável em intensidade e velocidade de instalação dependendo da doença de base, podendo ser lento e progressivo ao longo de anos, ou se instalar rapidamente em semanas a poucos meses. O que é comum para todos aqueles que vivenciam a perda de funcionalidade é o impacto que isso tem sobre a autonomia e qualidade de vida destes indivíduos.
Ainda pouco discutida a reabilitação paliativa realizada por equipes de cuidados paliativos, em especial por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nutricionistas, é parte fundamental da abordagem necessária destes pacientes.
Estas estratégias de reabilitação devem estar alinhadas aos objetivos de cuidado do paciente e seus familiares e podem ser utilizadas de forma preventiva ou com objetivo de resgate de uma perda determinada por uma agudização ou progressão de doença. No primeiro caso temos por exemplo, as estratégias de prevenção de fadiga e conservação de energia em um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) avançado, e no segundo, o exemplo da reabilitação de marcha em paciente após longa internação, como por exemplo, pela COVID 19.
Durante a pandemia temos enfrentado os desafios de dar seguimento aos atendimentos de reabilitação dos pacientes em cuidados paliativos já em atendimento, assim como, o de absorver a demanda daqueles dentro deste grupo que foram infectados, desenvolveram versões mais graves e sobreviveram a infecção pelo novo coronavírus.
Neste episódio do Pallicast Patricia Almeida Chelles, fisioterapeuta, integrante da Unidade de Cuidado Paliativo do HC IV do INCA, aborda o trabalho da reabilitação paliativa em meio a pandemia de COVID-19, e sua contribuição para os pacientes em Cuidados Paliativo que tiveram coronavírus.
Além dos canais de comunicação habituais da ANCP, como o Fale Conosco e redes sociais, para facilitar o acesso ao conteúdo, a entidade criou em seu site uma página dedicada ao tema, reunindo os materiais elaborados pelos especialistas do comitê. Lançada no dia 22/03, a página pode ser acessada pelo menu ANCP e depois clicando em COVID-19.
Tem dúvidas sobre atuação de Cuidados Paliativos e COVID-19? Envie pelo: covid@paliativo.org.br.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos entrevistados
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!