15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
A expressão da sexualidade com certeza faz parte do que nos define como seres humanos, desde o nosso nascimento até a morte. A expressão da sexualidade, tão ligada em nosso imaginário à relação sexual em si, é na realidade muito maior do que isso, e envolve afeto e intimidade nas mais variadas formas.
Estar doente modifica diversos aspectos da vida de uma pessoa e apoia o paciente e sua família na busca de adaptações que permitam uma existência o mais digna e prazerosa possível é papel da equipe de saúde e ainda mais da equipe de cuidados paliativos. A sexualidade é uma das dimensões da vida que mais pode ser impactada pelo adoecimento. Alterações da imagem corporal, ansiedade, perda de funções orgânicas, alterações hormonais, dentre outras, fazem parte do rol de eventos que impactam a sexualidade de quem convive com doenças ameaçadoras da vida. O que não significa, em absoluto, que pessoas vivenciando este tipo de adoecimento sejam seres assexuados, como muitos podem pensar ou mesmo esperar.
Estar disponível para discutir sobre problemas relacionados à sexualidade quando trazidos e realizar uma busca ativa destes quando não é de suma importância para que um aspecto importantíssimo da qualidade de vida dos pacientes em cuidados paliativos não seja negligenciado.
Neste episódio Silvana Aquino, psico-oncologista, paliativista, e membro do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), com grande experiência nesta temática discorre sobre este assunto dando dicas preciosas para quem ainda se sente desconfortável com o tema.
Informamos que a opinião dos convidados não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos convidados
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!