15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Ouça abaixo agora no seu navegador:
O episódio também estará disponível nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
Trabalhar com pessoas e seus familiares enquanto estão vivenciando um adoecimento grave, que em muitas vezes não tem possibilidade de cura, pode ser muito desafiador, especialmente quando nos deparamos com situações onde o sofrimento é resistente às terapêuticas habituais. Esta refratariedade pode ocorrer pelo difícil acesso a determinados tratamentos, pelos efeitos adversos, ou mesmo pelo não desejo de pacientes em utilizá-los. Estes casos nos convidam a pensar em alternativas, e as práticas integrativas e complementares (PICs) podem ser um caminho a trilhar nestas situações.
As PICs da mesma forma nos convidam a olhar para a pessoa adoecida sob outra perspectiva, que não apenas a da doença e em associação com os Cuidados Paliativos, podem contribuir para que o objetivo de melhoria de qualidade de vida dos doentes e suas famílias seja atingido.
Dentro das PICs a hipnose se destaca pelos resultados promissores no controle de sintomas físicos, especialmente a dor, e emocionais. A hipnose e as terapias que utilizam a hipnose ainda são pouco conhecidas, não são regulamentadas pelos órgãos responsáveis e são executadas por um número ainda pequeno de profissionais, resultando em sua baixa utilização, não apenas no cenário dos Cuidados Paliativos, mas também no de cuidados de saúde de um modo geral.
Este episódio, com a participação de Henrique Canosa, médico da equipe de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e coordenador do Comitê de Práticas Integrativas da ANCP, visa lançar luz sobre esta prática de execução simples e de baixo custo, e suas possibilidades de uso para pacientes em Cuidados Paliativos e seus familiares.
Informamos que a opinião dos convidados não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos convidados:
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!