15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta clicar nos 3 pontinhos localizados no canto direito do player. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o PodCast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
Quando pensamos em Cuidado Paliativo Pediátrico, a imagem que vem com mais facilidade é a do paciente oncológico. No entanto, a maioria dos pacientes com necessidade de cuidado paliativo nesta faixa de idade tem doenças benignas, sendo o câncer apenas a 3ª maior causa de morte nesta população.
Neste episódio do Pallicast, o primeiro especialmente dedicado à pediatria, Claudia Inhaia e Sabrina Ribeiro recebem as médicas Rut Kiman (chefe da Equipe de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Nacional “Prof. A. Posadas”, Buenos Aires) e Silvia Barbosa (presidente do departamento Científico de Cuidados Paliativos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)) e discutem esses e outros temas.
O impacto do adoecimento de uma criança sobre o núcleo familiar e sobre a sociedade, a dificuldade de definir prognóstico e terminalidade em pediatria, a necessidade de individualização do tratamento de acordo com os valores e conceito de qualidade de vida do paciente e de sua família e a importância do trabalho em equipe são apenas alguns dos desafios encontrados pelos profissionais de saúde que participam do cuidado destes pacientes. Ao mesmo tempo em que avanços tecnológicos permitem que pacientes pediátricos com anomalias congênitas complexas sobrevivam por mais tempo, por vezes até a idade adulta, nossa rede de profissionais e hospitais não está adequadamente preparada para atender todas as necessidades destes pacientes que acabam precisando de acompanhamento interdisciplinar por longos períodos.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos entrevistados
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!