15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Apesar de fazer parte do ritmo cotidiano de atendimento e conforto personalizado, o trabalho de enfermagem é frequentemente considerado como “invisível” e nos bastidores. Os enfermeiros dão uma contribuição importante na introdução dos Cuidados Paliativos para pacientes e familiares que estão recebendo tratamento médico para sua doença, mas não foram encaminhados efetivamente para cuidados paliativos. Os enfermeiros podem estar bem posicionados para ter discussões desafiadoras sobre cuidados paliativos com pacientes e familiares, porém restava saber se esse trabalho também era invisível.
Para examinar o papel dos enfermeiros na introdução de cuidados paliativos e tornar esse trabalho visível, foram entrevistados enfermeiros registrados, enfermeiros de consultório avançado e enfermeiros sobre o papel que eles desempenharam na introdução de cuidados paliativos em várias clínicas ambulatoriais de oncologia. Os resultados do estudo mostraram que os enfermeiros desempenharam um papel importante em encontrar um espaço para ter essas conversas desafiadoras, construindo confiança com pacientes e familiares e fornecendo educação sobre os muitos benefícios dos cuidados paliativos para pacientes com doença avançada.
O artigo pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.1177/0269216319883980
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!