15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
O Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) existe desde março de 2015. Trata-se de uma equipe de interconsulta que atua de forma global em todos os setores do Hospital. Segundo o presidente da Comissão de Cuidados Paliativos da instituição, o médico Roni Chaim Mukamal, a atuação dos profissionais só ocorre mediante solicitação de parecer e acompanhamento. “Nosso diferencial é poder atuar em vários cenários e com atores diversos levando a filosofia dos cuidados paliativos de forma mais abrangente” explica.
O médico informa que a equipe é composta por quatro profissionais entre eles dois médicos, uma enfermeira e uma psicóloga, todos com carga horária parcial. Mensalmente a equipe atende em torno de 24 pacientes. “Por ser um Hospital Geral e Universitário conseguimos interagir com muitos pacientes das clínicas estratégicas dos Cuidados Paliativos” destacou.
Roni Chaim Mukamal pontua que entre os desafios enfrentados está no investimento atualmente feito na equipe de Cuidados Paliativos e desta forma sensibilizar os profissionais da instituição, em especial os médicos que ainda tem dificuldade de visualizar a abordagem paliativa como não excludente do tratamento convencional. “O fato de sermos um Hospital Geral, com muitos pacientes não oncológicos e idosos que necessitam de cuidados paliativos, nos ajuda a estarmos ligados ao Serviço de Geriatria do Hospital”, comentou.
Informamos que as informações e opiniões apresentadas nesse texto são de responsabilidade do entrevistado, não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!