15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Publicado na edição de abril da Journal of Pain and Symptom Management, artigo “Mapping Levels of Palliative Care Development in 198 Countries: The Situation in 2017” demonstra a evolução dos níveis de Cuidados Paliativos no Brasil e no mundo nas três pesquisas globais desde o 2006 até 2017 ano que foi realizada a última. As categorias de desenvolvimento de Cuidados Paliativos é dividida em seis níveis de desenvolvimento:
Categoria 1: Nenhuma atividade de cuidados paliativos conhecida; Categoria 2: Atividade de cuidados paliativos para capacitação; Categoria 3a: Prestação de cuidados paliativos isolados; Categoria 3b: Prestação de cuidados paliativos generalizados; Categoria 4a: Serviços de cuidados paliativos em um estágio preliminar de integração aos principais serviços de saúde; e Categoria 4b: Serviços de cuidados paliativos em um estágio avançado de integração aos principais serviços de saúde.
Em 2006 o Brasil ocupava a posição de 3, evoluindo em 2011 para 3a, caracterizada pelo oferecimento de Cuidados Paliativos de maneira isolada, com financiamento fortemente dependente de doações, disponibilidade limitada de morfina e um pequeno número de serviços comparado ao tamanho da população. E em 2017 é classificado na 3b, na qual a prestação de Cuidados Paliativos é generalizada, há fontes de financiamento, maior disponibilidade de morfina, centros de treinamento e mais serviços à disposição da população, mas ainda não se tem a integração encontrada nas categorias 4a e 4b. O artigo pode ser acessado pelo link: https://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924(19)30664-5/fulltext
Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) como forma de monitorar a evolução dos Cuidados Paliativos lançou em 2018, seu primeiro levantamento sobre os serviços de Cuidados Paliativos no Brasil, na ocasião foram encontrados 177 serviços de Cuidados Paliativos, como mostra o documento “Análise Situacional e Recomendações da ANCP para Estruturação de Programas de Cuidados Paliativos no Brasil”. Em breve lançará uma nova edição com atualização dos dados, e desta forma contribuindo para visualização dos pontos que precisam ser aprimorados.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!