Serviço de Cuidados Continuados do Grupo Oncoclínicas

Lives e Webnars ANCP
calendar
17 de maio de 2021

Serviço de Cuidados Continuados do Grupo Oncoclínicas

Equipe Cuidados Continuados Grupo Oncoclínicas

O programa de Cuidados Continuados do Grupo Oncoclínicas (GOC) nasceu em dezembro de 2018 com o objetivo de oferecer a abordagem a todos os pacientes oncológicos aos quais presta cuidados.

As coordenadoras do programa, a médica Sarah Ananda Gomes e a enfermeira Clarissa de Miranda Vieira, informam que cada equipe é formada por um médico especialista em cuidados paliativos, um enfermeiro paliativista, um nutricionista e um psicólogo, sendo que algumas também contam com farmacêutico clínico, assistente social, fonoaudiólogo, entre outros profissionais de saúde. São cerca de 19 equipes distribuídas em 21 clínicas de oncologia do Grupo Oncoclínicas, em 11 estados brasileiros. São atendidos mensalmente, em todas as unidades, cerca de 50 novos pacientes e realizadas de 300 a 400 assistências ambulatoriais.

Segundo Clarissa Miranda, o diferencial desse programa é a forma de atendimento interdisciplinar em consultas unificadas com todos os profissionais, o que significa uma atuação mais próxima dos médicos oncologistas e hematologistas. “Com foco em Cuidados Paliativos precoces, utilizamos indicadores que aferem a eficiência dos encaminhamentos, seguimento, qualidade do atendimento e suporte aos familiares”, explica.

Para a líder da especialidade, Sarah Ananda, o desafio foi criar uma rede de atendimento de qualidade e universal, permitindo acesso a todos os pacientes do Grupo Oncoclínicas, promovendo a integração cada vez mais precoce e plena do tratamento oncológico com o paliativo. “Além de sermos pioneiros na formação da maior rede de atendimento ambulatorial em cuidados paliativos do Brasil, inovamos ao padronizar critérios de qualidade alinhados a indicadores internacionais de acesso a cuidados paliativos, conforme recomendações da Sociedade de Oncologia Clínica Americana (ASCO) e da Sociedade Europeia de Medicina Oncológica (ESMO), e de boas práticas realizadas no Brasil”,  destacou.

Em 2021, o Grupo Oncoclínicas reconheceu os Cuidados Paliativos como uma especialidade dentro da instituição. O comitê científico de Cuidados Paliativos do GOC tem como foco a educação continuada e o aprimoramento contínuo de todos membros das equipes e a disseminação do conhecimento para todos os médicos e colaboradores de diversas áreas. “Os cuidados continuados refletem o reconhecimento dos Cuidados Paliativos como abordagem fundamental no tratamento do câncer, visto a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e o aumento de sua sobrevida, além do compromisso do Grupo Oncoclínicas de promover um tratamento amplo e de qualidade a seus pacientes e familiares”, ressalta o médico paliativista e integrante do comitê científico de Cuidados Paliativos do GOC, André Junqueira.

O Instituto Oncoclínicas possui uma parceria exclusiva na América Latina com o Instituto Dana Farber. O instituto é um braço educacional afiliado à Harvard Medical School e um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer do mundo. Um dos frutos dessa parceria foram os “Palliatives Connections”, que consistem em reuniões científicas por videoconferência para discussão de casos, aulas e trocas de experiências entre profissionais do Brasil e dos Estados Unidos.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg