9 de abril de 2025
Cartilha apoia qualificação do f...
A Comissão de Saúde do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 6ª Região (Crefono6), a Sociedade Brasileira de Fonoaudiolo...
Com objetivo de obter uma visão geral comparativa e abrangente sobre a situação da medicina paliativa como especialidade médica na América Latina, artigo realizou análise comparativa de países latino-americanos. Estudo contou com apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e de outras associações da região. “Uma importante iniciativa que vai de encontro com os trabalhos do comitê de pós graduação e residência da ANCP. Precisamos avançar com diretrizes curriculares e recomendações oficiais sobre o tema e iremos” comentou o médico e presidente da ANCP, Douglas Crispim.
Dos 19 países analisados, oito relataram a medicina paliativa como especialidade médica, entre eles o Brasil. Foram identificados 35 programas de treinamento de (sub) especialização em medicina paliativa na região e um total de 20% dos programas ainda não formaram seu primeiro grupo. O artigo pode ser lido na íntegra clicando aqui.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!