15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Realizado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal Universal do Maranhão (CCBS UFMA), com objetivo de descrever e desta forma poder avaliar a percepção do preconceito contra pacientes com doença falciforme (DF) e seu impacto na qualidade de vida, artigo “Prejudice impairing quality of life in sickle cell disease patients in a developing country: faces of suffering”, publicado na Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia realizou entre março/2019 e fevereiro/2020 um estudo transversal com pacientes com o diagnóstico de DF.
“A anemia falciforme é uma doença crônica que cursa com muito sofrimento, incluindo a dor. Neste artigo os autores demonstraram em uma amostra de 113 pacientes o impacto do preconceito que os pacientes sofrem, incluindo o da própria doença, como um fator adicional a piorar a qualidade de vida, gerando tristeza e isolamento social.” comentou o médico e vice-presidente da ANCP, João Batista Garcia. Os pacientes foram questionados sobre a percepção do preconceito em qualquer tipo de situação, escolhendo entre “Sim” ou “Não”, não diferenciando as situações relacionadas.
O artigo pode ser lido na íntegra clicando aqui.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!