15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), representada por seu vice-presidente, o médico João Batista Santos Garcia, participou do webinar “Dor e pandemia: uma perspectiva global”, realizado pela The World Federation of Societies of Anaesthesiologists (WFSA) – Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas, no dia 31 de Julho.Durante o webinar foi discutido o impacto da pandemia, o manejo da dor aguda no câncer e os Cuidados Paliativos.
João Garcia abordou pacientes com câncer e doença avançada (em cuidados paliativos) no Brasil e na América Latina. Apresentando o volume de pacientes com COVID-19, o grande número de pacientes com câncer, sendo que 60% destes têm doença avançada. Segundo o médico durante a pandemia houve um maior número de pacientes com descompensação da dor, seja por não ir ao hospital por medo de se contaminar, por também não ter acesso a tratamento não farmacológico e intervencionista, ou seja por não tratar o câncer no período e assim a doença avançava mais. “Ainda falei da existência de síndromes dolorosas pós-COVID como neuropatias, mais difíceis de tratar”, destacou.
Também participaram do evento especialistas como a médica Ana Schwartzmann Bruno (Uruguay), Abdullah M Kaki (Arabia Saudita) e Dr. Andi Muhammad Takdir Musba (Indonésia) que assim como João Garcia são membros do Comitê de Gestão da Dor da WFSA. A WFSA é a principal aliança global de anestesiologistas, reúne anestesiologistas de 145 países ao redor do mundo para melhorar o atendimento ao paciente e o acesso a anestesia segura e medicamentos perioperatórios.
Para mais informações acesse: https://wfsahq.org/
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!