15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Nos dias 26 e 27 de novembro, de forma on-line, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) realizou a segunda edição de seu SUMMIT, tratando de assuntos relacionados às práticas da medicina de emergência em diversas situações e maneiras. O tema do evento desse ano foi “Conectando emergencistas – compartilhando evidências”, e contou com grandes nomes da inovação e da Medicina de Emergência nacionais e internacionais, tratando de assuntos que vão do Point of Care (POC) aos Cuidados Paliativos. Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) esteve presente representada por seu presidente, o médico Douglas Crispim, que na ocasião palestrou sobre o tema “Cuidados Paliativos no Departamento de Emergência: um olhar sistêmico”.
Em sua palestra o médico abordou a necessidade de avaliação prognostica adequada, boa comunicação, controle de sintomas e encaminhamento o mais rápido possível para leitos de Cuidados Paliativos, evitando o aumento da permanência desses pacientes nas unidades de emergência. “Os sistemas de atendimento em emergência são estratégicos para todo o sistema de saúde. Cada vez mais, com o envelhecimento da população, a frequência de pacientes com doenças avançadas deve aumentar nos próximos anos”, pontuou. Ele também salientou a necessidade dos Cuidados Paliativos começarem a ser postos em prática por equipes especializadas, a partir do nível mais básico de atendimento. “Os Cuidados Paliativos devem acontecer num primeiro nível, através de competências básicas desenvolvidas para os profissionais de emergência, e deve contar com equipes especializadas em grandes serviços de referência e mais complexos”, explicou.
A palestra fez parte da mesa Inovação, que foi coordenada pela médica Eloisa Bohnenstengel, na qual também foram tratados temas como “Burn out, ansiedade e doenças mentais em profissionais de saúde pós pandemia”, por Daniel Matins de Barros; “Inovação em emergência”, por Lilian Ishida; “Inovações em Gestão na Emergência”, por Welfane Cordeiro Jr; “Ultrassonografia pulmonar”, por Thiago M. Santos e “A Novel Multimodal Approach to Point-of-Care Ultrasound Education in Low-Resource Settings”, por Andrea Dreyfuss. Ao final das apresentações foi realizado debate.
Para mais informações sobre o evento acesse: https://summitabramede.com.br/
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!