15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
A dor é um dos principais sintomas entre pacientes em Cuidado Paliativo (CP), sobretudo nos com câncer avançado, gerando impactos na qualidade de vida. Estudo das médicas Simone Garruth dos Santos Machado Sampaio, Luciana Branco da Motta e Celia Pereira Caldas, publicado na Revista Brasileira de Cancerologia, realizado em um em um hospital público de cuidado paliativo oncológico no Rio de Janeiro, avaliou o tempo necessário para o controle da dor e sua influência no tempo de internação de pacientes em Cuidados Paliativos.
Foi feita uma análise de perfil da internação hospitalar por revisão de prontuário, entre aqueles que internaram com dor não controlada, foi calculado o tempo necessário para o controle. As internações foram acompanhadas longitudinalmente por revisão de prontuário com coleta diária da Escala Verbal Numérica (EVN). A dor foi considerada controlada quando a EVN era zero. Entre aqueles que internaram com dor não controlada, foi calculado o tempo necessário para controle do sintoma.
Os resultados comprovam a prevalência da dor entre os pacientes oncológico em Cuidados Paliativos e seu impacto em motivar e prolongar uma internação hospitalar, e a importância da ação de uma equipe especializada.
O artigo pode ser lido na integra em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1180
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!