15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
A partir do mês de julho a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) anunciou a criação de seu departamento de Cuidados Paliativos. Seu objetivo é ampliar as discussões sobre esse campo de atuação e favorecer a divulgação científica do trabalho de fisioterapeutas na área. O departamento será coordenado por Juliano Arcuri, membro do Comitê de Fisioterapia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e conta com Ana Paula Ragazzo, atual secretária do Comitê de Fisioterapia da ANCP, Daniel Antunes Alveno, Paulo Douglas de Oliveira Andrade, e Sarah Costa Drumond de Oliveira Moura, como membros.
Entre diversas ações previstas pelo novo departamento, destacam-se a realização de webinars e lives, além da elaboração de documentos orientativos sobre a prática fisioterapêutica em cuidados paliativos. Uma das preocupações da associação é desmistificar os cuidados paliativos como algo romântico reservado a pacientes em processo ativo de morrer. “O sofrimento pode estar presente em qualquer fase da doença, e quando atuamos para controlá-lo, estamos fazendo cuidados paliativos”, explica o coordenador Juliano Ferreira Arcuri.
Nahãmi Cruz de Lucena, fisioterapeuta e diretora de comunicação da ANCP, destaca a importância da criação do departamento. “Para a ANCP essa é mais uma vitória no reconhecimento e valorização do profissional de fisioterapia que atuantes e para os Cuidados Paliativos no Brasil. Quanto mais informações e discussões de qualidade forem geradas em áreas de atuação como essas, melhor para toda a prática”, pontuou.
Para mais informações clique aqui
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!