15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
O Revista Brasil entrevista Rodrigo Kappel Castilho, médico e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Ele comenta sobre a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de um projeto que cria o Programa Nacional de Cuidados Paliativos.
Rodrigo explica que o programa reforça as diretrizes e princípios internacionais dos cuidados paliativos. Tem como objetivos melhorar a qualidade de vida dos pacientes; prevenir e controlar os sintomas físicos, emocionais, espirituais e sociofamiliares; melhorar o acesso da população a medicamentos voltados ao controle dos sintomas; melhorar a capacitação dos profissionais de saúde; e criar serviços de cuidados paliativos em toda rede de saúde.
No Brasil ainda não existe a especialidade de medicina paliativa, segundo Rodrigo, que aponta que é o único país na América Latina sem essa modalidade.
“Cuidado paliativo não é abdicar de qualquer tratamento, muito pelo contrário”, afirma o médico, que reforça que as pessoas desconhecem o assunto e muitas vezes confundem com a eutanásia.
Leia também: Agência Brasil explica o que são cuidados paliativos
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!