Uma nova identidade profissional: o paliativista

Lives e Webnars ANCP
calendar
17 de maio de 2010

Uma nova identidade profissional: o paliativista

A Biblioteca Virtual do site da ANCP recebeu nova contribuição. Trata-se da tese de doutorado da enfermeira Inês Gimenes Rodrigues, intitulada “Os significados do trabalho em equipe de cuidados paliativos oncológicos domiciliar: um estudo etnográfico”.

A pesquisadora defendeu a tese na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 2009 e teve a orientação da Profa. Dra. Márcia Maria Fontão Zago.

 No resumo sobre o objetivo do trabalho, a pesquisadora ressalta:

“Da análise emergiram três núcleos de significados: “Desafios iniciais do trabalho em cuidados paliativos oncológico”; “O maior dos desafios: lidar com a morte” e; “O trabalho em equipe de cuidados paliativos oncológicos domiciliar: uma trajetória em construção”. O primeiro núcleo aborda os cuidados paliativos oncológicos domiciliar como uma nova prática em saúde, tendo como desafio sua criação no serviço de Internação Domiciliar, os profissionais “despreparados para atuar na “nova” prática, e as emoções permeando a prática dos cuidados paliativos oncológicos. O segundo núcleo trata das concepções e reflexões dos profissionais da equipe sobre a morte; como elaboram as abordagens desse processo com o paciente e família, e a morte como situação de aprendizado para a vida pessoal e profissional. O terceiro núcleo versa sobre o processo de trabalho da Equipe de Cuidados Paliativos Oncológicos Domiciliar; suas relações interpessoais com o paciente, o familiar; e entre si e o contínuo enfrentamento dessa equipe diante do sofrimento e morte do outro. Finalizando, o estudo possibilitou apreender que o trabalho em equipe de cuidados paliativos oncológicos singulariza a atenção domiciliar no sistema público, revelando uma nova modalidade de cuidado, que abrange a multidimensionalidade do ser doente e sua família, por meio de profissionais de diferentes categorias e que em equipe interdisciplinar incorporam uma identidade, a de paliativista.”

A ANCP agradece a Enfermeira Inês Gimenes Rodrigues pela contribuição.

O texto está disponível para associados da ANCP.

Descritores: Cuidados paliativos. Serviços de assistência domiciliar. Equipe

interdisciplinar de saúde. Trabalho. Antropologia cultural.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg