15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Entre os dias 02 e 05 de Maio aconteceu o 13º Congresso Científico Internacional / Brasil – Itália | OMNIA 2018, reunindo na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, importantes palestrantes do Brasil e da Itália. Academia Nacional de Cuidados Paliativos esteve presente, representada por seu Secretário Geral, o médico Douglas Crispim, que na ocasião mostrou a situação dos cuidados paliativos no Brasil, e ressaltou os aspectos da mídia que ainda negam o envelhecimento e a morte. “A mídia deve se posicionar junto à maioria dos brasileiros idosos que obviamente não são maratonistas de 102 anos, e sim pessoas que tratam doenças e devem adaptar e ressignificar suas vidas”, diz Douglas Crispim.
O evento, organizado pelas médicas Maria Luiza e Angela Sichinel e realizado no Hospital São Julião que possui alguns leitos especializados em Cuidados Paliativos, também contou com a participação de Celmo Celeno Porto, famoso por sua atuação e publicações na área de semiologia clínica. Há muitos anos o seu livro sobre o tema é a principal literatura brasileira na área. Na ocasião ele palestrou sobre as diferenças na semiologia dos idosos e adentrou no tema do envelhecimento com domínio. Com 84 anos, o médico já atuou em 140 escolas médicas em todo o Brasil. Ao citar os cuidados paliativos ele afirma que é o futuro da medicina. “O retorno da verdadeira prática médica, mostrando que ela não foi substituída pela tecnologia”, diz Celmo Celeno Porto. Além disso, ele também ressaltou o papel central da atenção primária na construção de uma rede eficaz para a saúde.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!