15 de novembro de 2024
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Um estudo piloto conduzido por Kate Henriksen no Curie Marie Hospice, Edimburgo, observou que os pacientes veem com bons olhos a oportunidade de preencher um questionário para fornecer feedback sobre seus médicos.
Os questionários de satisfação do paciente (PSQs, na sigla em inglês) são utilizados para avaliar a forma como o paciente se sente sobre a comunicação do seu médico e habilidades interpessoais, visando informar o desenvolvimento profissional do pessoal médico. Vinte e seis pacientes e um familiar completaram o questionário no hospice e o consideraram claro e fácil de preencher. De fato, muitos pacientes agradeceram a oportunidade de estar envolvidos e fazer a diferença, e acharam que o processo de dar feedback lhes dava uma voz.
Este foi o primeiro estudo a observar a administração do Questionário de Satisfação do Paciente num cenário de hospice; ele é mais comumente usado no ambiente ambulatorial.
O Conselho Médico Geral propôs que todos os médicos com contato com o paciente devem completar um PSQ pelo menos uma vez a cada cinco anos como uma ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento. Os resultados deste estudo são, portanto, muito oportunos e particularmente pertinentes para especialidades onde pode não ser possível recrutar um grande número de pacientes de ambulatório.
Uma boa comunicação é claramente um dos pontos centrais da prática de cuidados paliativos e solicitar feedback do paciente é essencial na manutenção de altos padrões de atendimento.
Para ler o estudo completo, clique aqui.
Fonte: ehospice
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