15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Quando se trabalha num ambiente complexo como serviços de Cuidados Paliativos, há uma série de agendas conflitantes e prioridades éticas que médicos e enfermeiros precisam considerar antes de tomar uma decisão ou antes de agir.
Essa foi a mensagem passada pela professora associada Sandra Lynch, filósofa moral e palestrante na Palliative Care Nurses Australia (PCNA) Conference, realizada no início do mês em Sydney, Austrália. Uma de suas principais áreas de expertise é descobrir como clínicos e enfermeiros tomam decisões éticas num ambiente profissional.
“Nós não damos ênfase suficiente no que faz um indivíduo, como profissional de medicina, direito ou administração, para tomar decisões que se traduzam em ações quando se está num ambiente de trabalho complexo”, disse Lynch. “Nós tentamos enfatizar a complexidade de todos os fatores em questão.”
Segundo ela, há grandes decisões bioéticas que precisam ser consideradas nos cuidados de final de vida, e decisões muito pequenas também, como a forma como nos relacionamos com nossos colegas e como a instituição se relaciona com sua equipe e seus pacientes.
Lynch enfatizou que uma das principais questões na tomada de decisão em saúde é a falta de experiência de jovens médicos em lidar com pacientes e suas famílias.
“Observamos, através de pesquisas, que uma das principais questões para jovens médicos é a falta de habilidade em conseguir uma chance para se relacionar com médicos e pacientes, dada a sensibilidade das questões em torno da vida das pessoas”, disse. “No entanto, se não incluirmos médicos e enfermeiros nessas conversas, eles não adquirem a prática necessária para desenvolver as respostas que lhes permitam lidar com esse tipo de situação.”
Em sua apresentação, a professora ilustrou formas alternativas de pensamento, no intuito de ajudar médicos e enfermeiros envolvidos em Cuidados Paliativos a entender melhor a lógica por trás de suas decisões. De acordo com ela, o objetivo da apresentação foi construir uma ponte entre as teorias éticas usadas na academia e habilidades de tomada de decisão utilizadas em cenários diários.
Fonte: eHospice
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!