ANCP esteve presente no 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

Lives e Webnars ANCP
calendar
23 de setembro de 2019

ANCP esteve presente no 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

A cidade de Manaus-AM foi sede do 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, realizado entre os dias 17 a 20 de Setembro, organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) esteve presente representado por sua diretora-tesoureira a médica paliativista Esther Angélica Luiz Ferreira que palestrou no II Congresso de Cuidados Paliativos do Amazonas, um dos eventos realizados dentro do congresso, na ocasião ela falou sobre “Controle dos Sintomas: Conforto” e “Competências e habilidades do pediatra paliativista”.

Segundo Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, chefe do serviço de Cuidados Paliativos da FCecon,  desde 1997 os cuidados paliativos por meio do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos da FCECON vêm assistindo os pacientes oncológicos de toda Amazônia Ocidental. “Estamos em um momento importante para os cuidados paliativos no Brasil. Momento em que a ANCP estando presente em eventos como este, valida a prática dos Cuidados Paliativos em todos os Brasis, reconhecendo as diferenças regionais tão marcantes no nosso Amazonas, que nos motivou a implantação em breve da Ambientação Indígena em 2 enfermarias da Fundação. A visibilidade desta desta prática solidária destinada às condições de incurabilidade e final de vida, apesar de ser um tema conflituoso, foi discutida de forma equilibrada misturando ciência, vivências pessoais em um cenário de humanização, com paliativistas nacionais e internacionais gold standard, que só elevaram a qualidade do evento”, comentou.

Com o tema “Assistência integrada em Oncologia: redefinindo a abordagem ao paciente”, o 5º Pan-Amazônico reuniu 1.500 participantes e 228 palestrantes entre especialistas regionais, nacionais e internacionais. Além do II Congresso de Cuidados Paliativos do Amazonas, foram realizados paralelamente o V Congresso de Enfermagem Oncológica, a XI Jornada Amazonense de Anestesia e Dor (Joama), o II Fórum Multidisciplinar de Câncer de Colo de Útero e Lesões Precursoras, a II Jornada Norte de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, 13º Pré-Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, o I Simpósio de Nutrição Oncológica, III Workshop Amazonense de Radiologia e o II Simpósio de Ética/Bioética.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg