ANCP e ABMH lançam Manifesto Paliativo Hospitalista

Lives e Webnars ANCP
calendar
29 de outubro de 2018

ANCP e ABMH lançam Manifesto Paliativo Hospitalista

Entre os dias 25 e 27 de Outubro ocorreu na capital paulista o III Congresso Brasileiro dos Médicos Hospitalistas, evento que contou com a presença de diversas personalidades nacionais e internacionais. Representada por seu secretário geral, Douglas Crispim, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) esteve presente, e durante a ocasião divulgou ao lado a Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH) documento de sensibilização sobre a importância dos Cuidados Paliativos no ambiente hospitalar.

O documento expõe alguns dados alarmantes da situação dos hospitais atualmente e a importância dos Cuidados Paliativos nesta fase de ruptura. Segundo Douglas Crispim, um dos autores do documento o momento é “de grande mudança, e ela virá de maneira inexorável, privilegiando os pioneiros”. Já para Paulo Paim da ABMH, “não haverá especialistas para cobrir toda a rede, os hospitalistas desempenham um papel central na identificação precoce e manejo inicial destes doentes”.

O Brasil vive uma constante redução das unidades hospitalares nos últimos anos e possui fatores de risco para isto. Dificuldades na gestão de pacientes crônicos, falta de pactuação com a rede extra hospitalar, e a elevada média de permanência clínica, são alguns dos fatores que contribuem para isso. Os Cuidados Paliativos possuem impacto comprovado na melhoria da assistência e na gestão de leitos hospitalares.

Assista o momento da apresentação do manifesto:

O documento pode ser lido na íntegra clicando aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg