ANCP envia ao CFM carta aberta sobre desafios éticos na pandemia de COVID-19

Lives e Webnars ANCP
calendar
24 de abril de 2020

ANCP envia ao CFM carta aberta sobre desafios éticos na pandemia de COVID-19

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos, diante dos desafios ocasionados pela pandemia do coronavírus, liderou um trabalho junto à Associação Médica Brasileira (AMB) e sociedades médicas que atuam na área de Cuidados Paliativos, resultando na execução de um documento que solicita um posicionamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto aos desafios bioéticos que estão sendo enfrentados durante a pandemia e outros que poderão surgir. Entendendo que as demandas assistenciais e éticas têm sido diferentes em cada país, no que se refere aos planos de ações voltados para a atual crise mundial, uma posição formal do maior órgão representativo médico brasileiro se faria adequada e justa.

O documento foi enviado ao presidente do CFM no dia 22 de abril de 2020, abordando os princípios éticos, as regulamentações atuais para atuação dos médicos no Brasil e apresentando recomendações para triagem e oferta de cuidados paliativos para os pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19.

Apoiam esse documento as seguintes sociedades: Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

A ANCP agradece a diretoria de todas essas sociedades pela união diante dos desafios ocasionados pelo COVID-19. A carta encontra-se disponível abaixo:

 

[gview file=”https://paliativo.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Carta-Aberta-sobre-Desafios-Éticos-na-pandemia-da-COVID.pdf”]


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg