ANCP divulga Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil

Lives e Webnars ANCP
calendar
15 de outubro de 2018

ANCP divulga Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil

Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) fez recentemente um levantamento sobre os serviços de Cuidados Paliativos (CP) disponíveis no país. Realizado tendo como base o Mapa de Cuidados Paliativos, que encontra-se disponível no site da ANCP, o qual reúne todas as informações fornecidas pelas equipes atuantes no Brasil. O resultado deste levantamento foi reunido no Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil, documento que a ANCP disponibiliza a partir de hoje (15/10) em seu site, em virtude do Dia Mundial de Cuidados Paliativos celebrado anualmente em outubro, e que pode ser acessado clicando aqui.

Principais dados do Panorama

Realizado com dados coletados até o dia 16/08, foram contabilizados durante o levantamento 177 serviços de Cuidados Paliativos atuantes no país. Considerando-se que o país apresenta mais de 5 mil hospitais, sendo pelo menos 2.500 com mais de 50 leitos, observa-se que menos de 10% dos hospitais brasileiros disponibilizam uma Equipe de CP. Para efeito de comparação, levantamento de 2016 feito pelo Center for Advanced Palliative Care (CAPC) sobre o número de equipes de CP nos EUA, encontrou mais de 1800 equipes atuando, cobrindo mais de 75% dos hospitais norte-americanos com mais de 50 leitos.

A análise deste mapeamento também evidencia que mais de 50% dos serviços de CP do país iniciaram suas atividades na década de 2010, mostrando que serviços de Cuidados Paliativos ainda são recentes em nosso país. Outro item que merece atenção é a desigualdade de disponibilidade do atendimento, com mais de 50% dos serviços concentrados na região sudeste, e apenas 13 equipes (menos de 10% do total das equipes) em toda a região norte-nordeste. E embora saiba-se que a atenção primária possa ser a estratégia de menor custo e maior impacto na saúde de uma população, o mapa mostra que, assim como o restante, também a oferta de cuidado paliativo no país está centrada em hospitais. Os dados mostram ainda que a disponibilidade de hospices e CP em pediatria são áreas ainda mais críticas em termos de acesso a CP no país.

Como é possível observar, a oferta de CP de qualidade ainda é uma realidade para poucos em nosso país. A conclusão comum em diversos estudos é que no Brasil frequentemente as pessoas com doenças graves vivam com dor não controlada e sem receberem um adequado cuidado paliativo.

Estudos recentes demonstram que Cuidados Paliativos, além de ser uma filosofia, é também uma técnica específica com resultados fortemente baseados em evidência. Por este motivo a 67º Assembleia Mundial de 2014 da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a recomendação de desenvolver políticas de CP como uma urgência para todos os seus estados membros. Porém diferentemente dos países onde o CP está mais desenvolvido, o Brasil ainda não dispõe de nenhuma política de saúde pública que estruture ou oriente especificamente o desenvolvimento do CP.

Por esse motivo a ANCP vem atuando para o adequado acesso ao atendimento de CP em nosso país, incluindo a divulgação do Panorama e a organização do VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos da ANCP, evento que ocorrerá na cidade de Belo Horizonte – MG, entre os dias 21 a 24 de Novembro de 2018, com o tema: “Consolidando Conquistas/ Rompendo Barreiras”, e que terá entre seus palestrantes nomes conhecidos do cenário paliativista brasileiro e internacional. Além disso, tem colaborado ao lado de outras entidades, na elaboração de uma Política Pública de Cuidados Paliativos, assunto de alta relevância para o adequado funcionamento de todo o Sistema de Saúde brasileiro.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg