17 de dezembro de 2024
Hospices no Brasil ainda se conc...
Os hospices no Brasil, embora ainda em fase de desenvolvimento quando comparados a países como os Estados Unidos e o Rei...
Evento reunirá os principais especialistas do país para compartilhar conhecimento e fortalecer a prática entre os profissionais de saúde
Melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças ameaçadoras à continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual. O conceito básico de Cuidados Paliativos poderá ser conhecido por meio das experiências praticadas por especialistas de todo o país IV Congresso Gaúcho de Cuidados Paliativos, que será realizado em Porto Alegre (RS), nos próximos dias 6 e 7 de outubro.
O presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Rodrigo Kappel Castilho, e os diretores Daniela Aceti e Neulânio Franciso de Oliveira, estão entre os palestrantes do congresso. Na sexta-feira (6), a psicóloga Daniela Aceti vai participar da mesa redonda Cuidado interdisciplinar da pessoa com demência, abordando o tema “Luto antecipatório na demência”.
No sábado (7), Castilho vai participar da mesa redonda “Novas matrizes curriculares e de competências em cuidados paliativos”, com a palestra “Quais as competências esperadas dos futuros residentes em cuidados paliativos?”, e da conferência de encerramento sobre o tema “Atualidades em políticas públicas em cuidados paliativos no Brasil”.
Já Neulânio de Oliveira participará da mesa redonda Transição do cuidado em cuidados paliativos pediátricos, abordando o tema “Transição do cuidado na perspectiva da equipe multiprofissional (Profissional Médico)”
Promovido pela Regional Sul da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o evento reunirá profissionais de saúde do Rio Grande do Sul e de outros estados no Instituto do Cérebro para apresentar o que tem sido feito em cuidados paliativos nos principais estabelecimentos de saúde e como esta prática pode avançar nas redes públicas e nas instituições de ensino. “A nossa intenção é reforçar, por meio dos casos que serão apresentados no Congresso, a rede de saúde em Cuidados Paliativos no Rio Grande do Sul, e estreitar a relação entre profissionais e alunos de saúde interessados neste tema”, afirmou a presidente do Congresso, Luciana Pinto Saavedra.
Com a coordenação do presidente da Comissão Científica, Raphael Lacerda Barbosa Nathasje, o IV Congresso Gaúcho de Cuidados Paliativos terá entre os principais temas de discussão “Manejo da Dor Oncológica”, “Cuidado interdisciplinar da pessoa com demência”, “Aplicação da cannabis no manejo da dor em cuidados paliativos”, e “Atualidades em políticas públicas em cuidados paliativos no Brasil”, entre outros temas. A conferência de abertura no dia 6 será realizada pela médica Caroline Rech que vai abordar sobre “O panorama da bioética no avançar dos cuidados paliativos”.
Serviço
IV Congresso Gaúcho de Cuidados Paliativos
Quando: 6 e 7 de outubro
Onde: Auditório do InsCER (Instituto do Cérebro) – Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 63 – Jardim Botânico, Porto Alegre/RS.
Formato: presencial e online
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!