14 de maio de 2025
Cuidados Paliativos ganham evidê...
A recente notícia de que o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 89 anos, estava recebendo cuidados paliativo...
A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) celebra o Dia do Assistente Social, profissional essencial na promoção da justiça social, na garantia de direitos e no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Nos cuidados paliativos, sua atuação é ainda mais sensível e necessária.
O assistente social é responsável por oferecer suporte emocional, social e prático a pacientes e familiares diante de doenças graves ou terminais. Ele escuta, orienta, media conflitos, promove o acesso a políticas públicas e fortalece redes de apoio.
Sua presença humaniza o processo de cuidado, ajuda a preservar a dignidade do paciente e contribui para que as decisões sejam tomadas de forma consciente e respeitosa. Valorizar o assistente social é reconhecer o seu papel na construção de um cuidado mais integral, empático e justo.
O Comitê de Serviço Social da ANCP fortalece diariamente a atuação desses profissionais na especialidade, ampliando vozes e promovendo o cuidado integral como direito humano, em sintonia com a atual gestão, que conta na diretoria com a assistente social Aline Cintra.
Saiba como fazer parte do Comitê de Serviço Social da ANCP, clicando aqui.
A ANCP reafirma seu compromisso com a diversidade de saberes, valorizando todas as áreas que compõem os Cuidados Paliativos em uma abordagem plural e inclusiva. Especialmente neste 15 de maio, nossa homenagem e gratidão aos assistentes sociais, que fazem da escuta, do acolhimento e do compromisso social a base do seu trabalho.
Clique aqui e assista a mensagem em vídeo da assistente social e diretora Científica da ANCP, Aline Cintra, em homenagem aos profissionais de Serviço Social.
Thaís Abrahão – Presstalk Comunicação
MAI/25
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!